Tags
ação penal, ação penal pública, ação penal privada, calúnia, crime contra a honra, denunciação caluniosa, difamação, exceção da verdade, injúria, queixa, representação
Introdução
Os crimes contra a honra são, basicamente, a calúnia, a difamação e a injúria, definidos nos artigos 138 a 140 do Código Penal.
Na calúnia, o autor do delito atribui ao ofendido uma conduta que é definida na lei como criminosa. Por exemplo, João, sabendo ser falsa a afirmação, diz que Carla, servidora pública, recebeu dinheiro para acelerar o andamento de um requerimento administrativo. Existe calúnia nesse caso, porque a conduta atribuída por João corresponde ao crime de corrupção passiva.
Na difamação, o agente atribui ao ofendido uma conduta ofensiva à reputação, mas que não corresponde a crime (pois, nesse caso, seria calúnia).
Na injúria, o agente ofende a dignidade ou o decoro do ofendido por qualquer meio. Ocorre, por exemplo, se Júlia se dirige a Luís e o chama de “desonesto, sem vergonha”.
Configuração do crime e intenção de ofender
Em todos os casos, o autor da ofensa deve ter a intenção de ofender, isto é, o ânimo de atingir a honra do ofendido. Não haverá crime se ele tiver mencionado os fatos possivelmente ofensivos com outra finalidade, como ocorre, por exemplo, quando um funcionário público comunica à autoridade competente que alguém pode ter cometido um ato ilícito; quando alguém faz apenas uma brincadeira, sem intenção de ofender; quando alguém precisa defender-se de uma acusação ou quando faz crítica a outra pessoa. Caso especial é o dos jornalistas e pessoas que escrevem críticas na imprensa (inclusive pela internet). Os tribunais costumam entender – com razão – que deve haver maior tolerância à crítica nesses casos, em virtude da garantia constitucional da liberdade de imprensa (artigo 220 da Constituição). Em qualquer caso, tudo dependerá da forma como os fatos sejam ditos, pois, se houver excesso de linguagem, o crime poderá estar configurado.
A caracterização de crime contra a honra muitas vezes depende de avaliação subjetiva e sutil sobre a possível ofensa. As mesmas afirmações podem caracterizar ou não o delito, a depender das palavras e da forma com que foram emitidas. Muitas vezes, a diferença entre o crime e o mero desabafo ou exercício da liberdade de expressão está nos detalhes. As mesmas palavras – e até palavras chulas (os “palavrões”) – podem ser ditas de forma ofensiva ou não e até de maneira carinhosa. Tudo dependerá da relação entre as pessoas, do contexto e do modo como foram ditas.
Para que os crimes de calúnia e difamação se configurem, é necessário que a ofensa chegue ao conhecimento de uma terceira pessoa, além da própria vítima. Se a ofensa for dirigida pelo autor do fato diretamente à vítima e a ninguém mais, não há o crime. Na injúria, a situação é diferente. O crime pode caracterizar-se pela ofensa diretamente à vítima. Será necessário, porém, que a ofensa possa ser provada, pois, do contrário, a investigação resultará inútil e não poderá haver processo criminal capaz de gerar resultado.
Os tribunais brasileiros costumam entender que não ocorre crime contra a honra quando pessoas trocam ofensas durante discussão (é o que se chama de retorsão imediata), mas isso também dependerá do exame das circunstâncias.
Ação penal
A ação penal nos crimes contra a honra, em geral, é de iniciativa privada. O próprio ofendido precisa contratar advogado para ajuizá-la.
A ação cabe ao Ministério Público nos casos em que a ofensa seja feita contra o(a) Presidente da República ou contra chefe de governo estrangeiro. Também caberá ao Ministério Público se for contra funcionário público, por causa de suas funções, e, no caso de injúria, se utilizar elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou com deficiência. Nesses casos, porém, o ofendido precisará manifestar ao Ministério Público sua intenção de que este promova a ação; essa manifestação chama-se tecnicamente de representação. Veja este texto para entender as diferenças entre ação penal pública e privada.
Portanto, nos crimes contra a honra entre particulares, a ação penal é privada e se inicia por meio de uma petição chamada queixa. Esta precisa ser proposta por advogado.
Exceção da verdade
Em alguns casos, apenas nos crimes de calúnia e difamação, o autor da ofensa pode defender-se no processo dizendo que a afirmação é verdadeira. É o que se chama de exceção da verdade. O termo “exceção” significa, aí, uma forma de defesa processual.
Por exemplo: Maria publica na internet texto no qual afirma que João é corrupto. Caso João a processe por calúnia, Maria poderá defender-se por meio da exceção da verdade, na qual procurará provar que João de fato cometeu crime de corrupção. Se conseguir, Maria será absolvida da acusação de crime contra a honra, pois terá provado que sua afirmação sobre o crime de João era verdadeira.
Denunciação caluniosa
Existe um crime assemelhado aos delitos contra a honra, denominado denunciação caluniosa, o qual, na verdade, é considerado pelo Código Penal como crime contra a administração da justiça. Ele ocorre quando alguém, sabendo que uma pessoa é inocente, dá causa a investigação policial, a processo judicial, a investigação administrativa, a inquérito civil ou a ação de improbidade administrativa contra ela, atribuindo-lhe crime.
Ofensas pela internet
Atualmente, sobretudo por causa da interação às vezes inadequada de pessoas em redes sociais, tem sido frequente o cometimento de crimes contra a honra pela internet. Assim como nas ofensas na presença de alguém, também se pode cometer essa espécie de delito pela internet. Da mesma forma, tudo dependerá das circunstâncias específicas em que a ofensa foi proferida e da forma como ocorreu. Caberá ao advogado do ofendido analisar a melhor providência a adotar.
Para saber mais, veja o texto Responsabilidade por ofensas, danos e atos na internet.
O que fazer se você for ofendido
Se alguém cometer crime contra sua honra, é possível ajuizar ação penal contra o ofensor. Se você já possuir as provas do fato e os dados de identificação do ofensor, poderá imediatamente contratar advogado para que analise os fatos e, se for o caso, ajuíze a ação penal. De qualquer modo, caberá a ele examinar as circunstâncias e escolher a melhor alternativa processual.
Se o advogado entender que não há elementos suficientes para promover de imediato a ação penal e que, portanto, será necessário investigação sobre a ofensa, ele poderá registrar boletim de ocorrência ou formular notícia‑crime para que a polícia, por meio de inquérito, esclareça os fatos.
Para saber mais, veja o texto O que fazer se você for vítima de crime.
Ação civil de indenização
Se você for vítima de ofensa, não existe apenas a opção de processar o responsável na esfera criminal. Poderá também ajuizar ação civil de indenização contra ele ou ela.
Na verdade, a indenização pela agressão à honra pode ser fixada pelo juiz na própria ação criminal. Ocorre que as características do processo criminal e a pena baixa fixada na lei para os crimes contra a honra podem tornar a ação penal ineficiente. Em entendimento com seu advogado, poderá concluir que é mais vantajoso promover ação indenizatória em paralelo com a ação criminal ou apenas a primeira.
Prazos
A maioria dos direitos e ações judiciais está limitada a prazos em que podem ser exercidos. No caso de crime contra a honra, o ofendido, se quiser, precisa exercer o direito de queixa no prazo de seis meses do dia em que tomar conhecimento de quem seja o autor da ofensa, de acordo com o artigo 38 do Código de Processo Penal. Se não souber quem é o autor, nesse mesmo prazo precisa comunicar o fato à polícia, para que seja investigado. Após esse prazo, ocorre a decadência do direito de queixa do ofendido.
Se o prazo não for obedecido, não será mais possível promover ação penal pela ofensa. Restará, porém, a possibilidade de ação civil de indenização pelo dano moral. Para essa, o prazo é de três anos da data da ofensa, consoante o artigo 206, § 3.º [o símbolo “§” lê-se como “parágrafo”], inciso V, do Código Civil. Essa norma fixa esse prazo de prescrição para as ações destinadas à reparação civil de danos.
Ofensas em ambiente de trabalho
Às vezes, ofensas são cometidas no local de trabalho, seja em órgãos e entes públicos, seja em empresas particulares. No segundo caso, além das consequências criminais, pode caber também ação de indenização contra a própria empresa pelo dano moral, se a ofensa tiver sido praticada por um representante dela (um gerente, supervisor, diretor etc.). Nesse caso, é necessário procurar o sindicato ou um advogado trabalhista de confiança, para que ele avalie a situação e decida sobre a viabilidade de ação para isso, a ser proposta na Justiça do Trabalho.
Aviso final do autor
Embora seja profissional da área do Direito, legalmente não sou advogado nem posso dar consultoria jurídica. Sou proibido por lei de tratar de situações individuais, pelo fato de ser membro do Ministério Público Federal.
Para analisar situações concretas, é preciso procurar advogado(a) de confiança ou a defensoria pública, se o(a) interessado(a) não tiver recursos e se a defensoria aceitar o caso. Um deles é que poderá avaliar os fatos e orientar sobre a melhor forma de enfrentar o problema.
Bom dia!
Fui chamada de “vaca” em uma ligação de celular, durante uma conversa a pessoa se alterou e acabou me xingando, por telefone foi a primeira vez que isso aconteceu, mas já havia ocorrido situação semelhante pessoalmente.
Gostaria de saber se alguém puder me ajudar se posso nesse caso fazer um boletim de ocorrência para deixar registrado o ocorrido.
desde jpa agradeço
CurtirCurtir
Silvana, sobre sua pergunta você deve encontrar informação útil em meu texto O que fazer se você for vítima de crime. Você pode registrar boletim de ocorrência, mas para a investigação prosperar será importante haver testemunhas dos fatos.
Para análise mais específica de sua situação, o ideal é procurar um advogado.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Oi um rapaz que eu nunca vi pessoalmente ,resolveu simplesmente dizer que sentia saudades de mim dos meus carinhos dos meus beijos,do almoço que teve comigo ,e tudo isso para meu namorado .o problema e que eu nuca almocei com esse rapaz nunca o vi e quero saber como posso resolver essa questão pois agora perdi neu namorado e não fiz isso como posso provar que ele está mentindo.
CurtirCurtir
Rezende, você pode encontrar informação útil em meu texto O que fazer se você for vítima de crime.
O que pode caber depende das circunstâncias exatas. Para analisar a situação concretamente, você precisaria procurar advogado(a) de confiança ou a defensoria pública, se não tiver recursos e se a defensoria aceitar o caso. Um deles é que poderá avaliar os fatos e combinar com você a melhor forma de enfrentar o problema. Sinto não poder ajudar mais.
Se usar o Twitter, convido você a acompanhar-me lá, onde também procuro discutir temas interessantes de Direito e outras matérias. Se achar que o blog poderá ajudar outras pessoas, peço que o divulgue.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Oi Silvana, eu tb já passei por isso, e meu processo c findará agora dia 22/09, mas está no fórum desde 2009, eu t aconselho a ir a algum polo de Juizados de pequenas causas e se informar, pois data data do ocorrido para frente, vc tem apenas seis meses para registra suas queixas entendeu?
Se passar ou já passou com certeza tudo prescreve, não há mais condições de vc fazer mais nada, no meu caso eu comecei a estudar um pouco mais, fazendo perguntas aqui no pc para melhorar meus conhecimentos junto a direitos, prazos e forma de ingressar com danos morais..Agora apos 5 anos, tenho a esperança de poder tirar essa espinha da garganta, apos condenação da parte ré, que tb , atribuiu o fato a mi, CALUNIA, injuria, difamação, agressão verbais e físicas plena via publica, enfim é isso..procura o JECRIM mais perto da sua casa e manda brasa, gente assim tem que ser contida de alguma forma, eu sigo pelas leis e faça o mesmo, da próxima vai repensar e não cometer tal fato com outras pessoas…Boa sorte, lembre-se que a verdade é uma só, e dela vc nunca se esquece…beijocas…
CurtirCurtir
Quanto ao B.O. vc pode sim registrar na delegacia até seis meses do ocorrido, como ja falei acima
, até porque eles podem pedir a gravação na empresa de telefonia, só q é bom vc rever a data e hora da ligação para que possa relatar na delegacia, nome inclusive, endereço caso tenha, enfim quanto mais informações vc der melhor, ok…Boa noite e boa sorte..
Fica com DEUS, pois ele é o Juiz maior, confia…
CurtirCurtir
Rosane, sobre esse assunto, recomendo olhar informações em meu texto Interceptação de comunicações telefônicas. Conforme explico no tópico Gravações passadas, desse texto, não existe gravação de conversas telefônicas feitas por empresas sem autorização judicial prévia.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
es mulher esta chantageando e falando que vai acusar de estrupo se nao voltar para ela se volta elas nao faz nada mais se nao voltar vai falar e levar alguem para falar que é a vitima que poco fazer poco abrir um processo de imediato!
CurtirCurtido por 1 pessoa
es mulher esta chantageando e falando que vai acusar de estrupo se nao voltar para ela se volta elas nao faz nada mais se nao voltar vai falar e levar alguem para falar que é a vitima que poco fazer poco abrir um processo de imediato!
CurtirCurtir
Desculpe, Iva, mas não entendi a pergunta ou comentário.
CurtirCurtir
ola bom dia,
Foi acusado de ter relacionamento com o meu padrasto… Isso envolveu umas pessoa queria saber qual pro-cemento eu faço. Ser eu abrir um processo o juiz pode pedir um exame de corpo e delito.
CurtirCurtir
Prezado, sobre sua pergunta você deve encontrar informação útil em meu texto O que fazer se você for vítima de crime. Você pode registrar boletim de ocorrência, mas para a investigação prosperar será importante haver testemunhas dos fatos.
Para análise mais específica de sua situação, o ideal é procurar um advogado.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Olá! A ex-mulher do meu marido veio até o portão da minha casa e discutiu com ele. Eu estava dentro de casa, quando ela gritou várias vezes. com toda a boca pra rua inteira ouvir que eu era uma vagabunda. Meses antes ela descobriu o telefone da minha casa e do meu celular e ligava várias vezes durante o dia para me ofender. Eu fiz um boletim de ocorrência que nada resolveu. Gostaria de saber se posso entrar com uma ação judicial contra ela pelo fato de ter sido difamada e quanto tempo mais ou menos esse tipo de processo dura.
CurtirCurtir
Jilvânia, você deve retornar à delegacia onde registrou a ocorrência e procurar ver por que a investigação não caminhou.
Vítima de ofensas pode promover ação de indenização contra o ofensor, independentemente de processo criminal. Para isso, é preciso procurar advogado ou a Defensoria Pública (se não tiver condições econômicas de contratar advogado particular). Um ou outra é que poderá aconselhar sobre o melhor caminho a seguir.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Olá Dr. Saraiva.
Recentemente um rapaz começou a importunar a mim e minha esposa pelo Facebook.
O mesmo diz coisas absurdas e vulgares de minha esposa (a chamando de puta), tendo escrito também em um comentário público.
Fiz uma intervenção via mensagem privada e o mesmo pouco faltou para me ameaçar, mas eu solicitei um encontro (queria espancá-lo, mas nem tenho mais intenção de ir), e o ameacei de processo.
Poderia me orientar se posso abrir uma ação penal contra injúria e difamação e quais outros artigos mais posso envolver neste processo?
CurtirCurtir
Eduardo, sobre sua pergunta você deve encontrar informação útil em meu texto O que fazer se você for vítima de crime. Você pode registrar boletim de ocorrência, mas para a investigação prosperar será importante haver testemunhas dos fatos.
Para análise mais específica de sua situação, o ideal é procurar um advogado.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
doutor bom dia queria saber oq devo fazer quando um vizinho fika o tempo todo me acusando de ficar fazendo bagunca arrastando moveis de madrugada sendo que eu nunca fiz isso mora no mesmo quintal 4 familia que crime leva pra acusacao sem sentindo esse vizinho fica me acusando falando com os dono do imovel mas eu nunca fiz bagunca nem arrasto moveis nada de madrugada to cansada de ser acusada por algo que eu nao faco me ajude isso pode leva a processo pela minha moral ?
CurtirCurtir
Ruama, sobre sua pergunta você deve encontrar informação útil em meu texto O que fazer se você for vítima de crime. Você pode registrar boletim de ocorrência, mas para a investigação prosperar será importante haver testemunhas dos fatos.
Para análise mais específica de sua situação, o ideal é procurar um advogado.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Doutor, gostaria de saber se para ingressar com uma ação de indenização no juizado cível por calunia e difamação é preciso ter condenação penal, ou ter feito a queixa; obrigado
CurtirCurtir
Cezar, não é preciso decisão condenatória criminal para que alguém ajuíze ação de indenização por dano moral.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Dr. preciso de uma orientação. uma menor (16) me perturba e ameaça via sms pelo dela ter a deixado e ela nao aceitar que esta comigo agora sendo que, eu apaguei todas as ameaças e calunias q ela disparou contra mim, recentemente ela ligou para um membro de minha familia falando horrores, perdi a cabeca e passei um sms abusado p ela….enfim como devo proceder ja que ela e menor e eu nao tenho provas contra ela?
CurtirCurtir
Joana, se você ofendeu a pessoa por mensagem de celular, minha sugestão é que peça desculpas. Não há como evitar que alguém registre boletim de ocorrência ou nos processe, se a pessoa se sentiu ofendida por comentário nosso. Se houver processo criminal contra você, precisará contratar advogado de sua confiança ou, se não tiver recursos, procurar a defensoria pública.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Bom dia! Eu estou tendo problemas com a gerente da jequiti. Me cadastrei na jequiti para ser uma vendedora, meu primeiro kit chegou com o valor de R$352,90 isso ela me disse quando eu já tinha a caixa de cosméticos nas mãos. Na reunião da jequiti ela tinha me dito que o valor máximo no primeiro kit seria de R$220,00 então já vi que não era assim, minha caixa além de chegar em Maio ela me entregou em Junho dia 10 e me disse para mim não pagar o boleto que vinha na caixa. Pq só faltava 4 dias para pagar e eu não iria conseguir vender todos os produtos. Estou esperando ela me entregar o boleto e até agora nada estou desesperada pq os dias passa e os juros aumenta. Juros que não tenho o porque pagar. Posso fazer alguma queixa ou B.O contraela?
CurtirCurtir
Cara Jessyka, para ajudá-la, eu precisaria saber mais detalhes de sua situação, mas não sou advogado nem posso dar consultoria jurídica, pois sou proibido pela lei.
Se houver necessidade de assessoria jurídica, você precisaria procurar um(a) advogado(a) de confiança ou a defensoria pública, se não tiver recursos. Ele é que poderá avaliar a situação e combinar com você a melhor forma de enfrentar o problema. Lamento não poder ajudá-la.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
sou ofendida de puta e etc pela minha vizinha posso fazer um B.O contra ela por demação tendo somente minha sogra como testemunha?
CurtirCurtir
Simone, qualquer pessoa pode ser testemunha de crime, mesmo parentes.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Comecei receber umas chamadas em meu celular de homens dizendo que viram meu anúncio em um site de má índole (pornografia), estendendo conversa com um deles eu descobri o site e tb de onde partiram as postagens em questão! Pra piorar a história, descobri e tenho como provar que partiram do meu marido! Já perdoei e relevei diversas coisas em meu casamento devido aos meus filhos.. mas agora passou dos limites! Ele me ofendeu e denegriu minha imagem publicamente e pior.. tive até que mudar meu numero de celular pois as chamadas nao cessam.. não sei a quem recorrer.. quero abrir processo, quero pedir separação! Tenho 3 filhos menores.. procuro advogado? Faço B.O? Por favor, preciso de orientação.. isso tudo aconteceu semana passada! Até agora uq ele fez foi retirar algumas postagens do tal site, após briga.. não me procurou pra conversar e age como se tudo tivesse normal.. Obrigada! Aguardo..
CurtirCurtir
Luciana, sem dúvida você precisa procurar um advogado de sua confiança, caso deseje a separação de seu esposo. Mantenha a calma em todos os momentos e não permita que seus filhos sejam atingidos pela separação além do inevitável. Se você e seu esposo souberem conduzir a situação de forma serena, seus filhos superarão as dificuldades. Boa sorte.
CurtirCurtir
meu caso aconteceu hoje e foi o seguinte:
cheguei a seção e um dia de correria e resolvi pedir ao gerente uma ajuda vinda de outro funcionario da seção que no momento estava executando outra função nao muito produtiva pro momento, dai o sujeito entra na seção me mandando “tomar no cu”, dizendo q eu fui chorar pro gerente e o sujeito repetiu mais 2 vezes ja minha cara as afensas. e tenho um testemunha q escutou tudo no exato momento, eu gostaria de saber o que poderia ser feito sobre isso.
CurtirCurtir
Sávio, se se trata de colega de trabalho, sugiro ir conversar com seu superior e relatar o ocorrido, em primeiro lugar.
Se você quiser tomar alguma providência jurídica sobre isso, pode encontrar informação útil em meu texto O que fazer se você for vítima de crime. Você pode registrar boletim de ocorrência, mas para a investigação prosperar será importante haver testemunhas dos fatos.
Para análise jurídica mais específica de sua situação, o ideal é procurar um advogado.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Fui acusado de q não fiz, fiquei sabendo por terceiros,. Posso processar a pessoa q fez a calúnia
CurtirCurtir
Benedita, você pode encontrar informação útil em meu texto O que fazer se você for vítima de crime. Você pode registrar boletim de ocorrência, mas para a investigação prosperar será importante haver testemunhas dos fatos.
Para análise jurídica mais específica de sua situação, o ideal é procurar um advogado de sua confiança.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Olá Dr. Estou sendo chamada de vaca na empresa em que trabalho por colegas de serviço e até pelo meu próprio supervisor. Vaca e vaca chifruda são os termos usados por eles sem mal conhecerem minha vida particular. A todo momento quando estou presente ficam imitando o som de uma vaca; no refeitório, através do rádio e tbm quando estamos no veículo de transporte da empresa. Gostaria de saber como devo proceder de forma correta. Posso pedir indenização por danos morais mesmo ainda estando trabalhando na empresa??
CurtirCurtir
Cara Luh, dependendo das circunstâncias, a atitude de chefes e colegas pode caracterizar crime contra a honra do empregado. Poderá também configurar o que se chama de assédio moral no trabalho. Nesse caso, o empregado pode processar a empresa e obter a rescisão do contrato de trabalho e indenização.
Você poderá encontrar alguma informação útil sobre sua pergunta, quanto ao aspecto criminal, em meu texto O que fazer se você for vítima de crime.
Ele não trata dos aspectos trabalhistas, porém.
Para avaliar sua situação concreta, seria necessário procurar advogado ou a Defensoria Pública (se não tiver condições econômicas de contratar advogado particular). Um ou outra é que poderá aconselhá-la sobre o melhor caminho a seguir.
CurtirCurtir
Boa tarde.
Moro em uma comunidade a mais ou menos 6 anos e desde o primeiro dia que fui limpar a casa a vizinha da casa debaixo veio exigir comprar uma bomba de água pois as duas casas usava-se uma bomba falei para ela que tudo bem que iria comprar uma nova bomba para mim e ela tirasse a caixa de água dela de cima da minha casa.
A mesma calou-se, depois a bomba queimou de velha nos juntamos e compramos outra bomba paguei a metade e ela a metade, estas vizinhas mãe e filha começaram a botar terror falando que se tirássemos a caixa delas o irmão da dona da casa que elas moram (casa debaixo onde elas moram de aluguel) iria nos matar pois ele era bandido, resumindo sempre se dirigiam a nós eu e meu esposo com ameaças deste tipo não fora só isso.
A casa de cima é nossa compramos não moramos de aluguel, no Rio de Janeiro tiveram três chuvas que chegaram a alagar diversos bairros onde a casa delas entrou água, reclamaram na primeira chuva pedi a elas um prazo pra vermos pois eu estava desempregada e até agora ainda estou, teve a segunda chuva vieram reclamar conosco conversamos novamente e ela não esperou o combinado, reclamações essas onde elas não conversam gritam, terceira chuva mesmo não tendo chego o pedido do tempo onde falamos que iriamos verificar, a filha veio gritando com meu esposo ele falou pra ela que não tinha o que falar com ela pois ela não esperava o combinado, lembrando que na nossa casa com infiltração da caixa delas tive que pagar e fazer o serviço pois as mesmas não queriam nem saber, a parede onde separa nossa casa da delas toda fofa da infiltração da encanação delas e na frente da casa onde passa a encanação, concluindo pedi pra ver e ninguém ver, nunca falei gritando, ameaçando que é o que elas fazem.
Onde moramos são 3 casas a minha de cima a de baixo onde elas moram de aluguel e a de trás da outra vizinha. Era uma encanação para as três casas, nós 3 nos juntamos e colocamos água da nova encanação, dividimos por três e pagamos.
Quando houve a terceira chuva meu esposo não quis ouvir os gritos e insultos da vizinha fechou a porta e a deixou falando só. Ela começou a xingar, gritar e chutar a nossa porta, ele aguentou isso calado tava calado ficou, pois a mesma ameaçava ir na boca inventando coisas que nunca existiram sobre nós.
Decidimos não nos comunicar de nenhuma forma com elas, deixando claro que a bomba fica do lado da casa delas e o registro da encanação da água nova, do nosso lado só ficava o botão para ligarmos e desligar a bomba, começaram a deixar a bomba ligada 8 a 12 horas e a caixa derramando água na nossa varanda, nós desligávamos a bomba pois a caixa estava cheia e derramando elas ligavam novamente, ficamos calados.
Liguei para a dona da casa e falei o que vinha acontecendo e pedi para ela falar com elas que iria queimar a bomba, nada resolvido. Aconteceu a bomba queimou. liguei novamente para a dona da casa e falei que a bomba queimou e que iríamos comprar uma bomba para nós. Embora não estando subindo água mas tinha água da rua. compramos e ligamos nossa bomba nova ai começaram novamente as ameaças, elas cortaram a água que vinha pra nossa casa e a casa da vizinha de trás, não reclamamos nada nem se quer um oi.
Chamamos um pedreiro, isso já com uma semana sem água, o pedreiro colocou nossa água por fora e quando ligamos a bomba pra encher nossa caixa novamente ameaças e insultos, o pedreiro foi ameaçado, ela falou pra ele que tinha gente que morria por causa dos outros.
Estas duas pessoas ficaram ameaçando, gritando dizendo que ia na boca pra nos colocar fora da nossa casa, que nós éramos abusados, que ia me pegar , me bater, mandar pegar meu esposo pra dar umas porradas nele, que ele era um bonerge, um viado, safado, esses nojentos, podres, que íamos ver quem era que mandava aqui e que a caixa delas ia sair quando elas quisessem. São muitas outras coisas que falaram que não tô citando aqui.
Eu estava doente adoeci mais, tive forças calada liguei meu celular e gravei tudo, fui parar duas vezes na emergência, já vinha sofrendo de depressão antes, tive vários gastos com remédios, tô com síndrome do pânico, qualquer pessoa que se aproxime é um perigo, comecei a trabalhar e parei porque não conseguir mais ir, meu esposo anda mal pensando na minha saúde, o médico passou diversos remédios pra ele inclusive manipulado.
Registramos BO e estamos aguardando, estão caladas agora, mas tivemos que pagar uma pessoa para colocar água pra gente independente e elas consertaram a bomba e continuam usando a caixa delas que está em cima da nossa casa e eu estou doente aguardando conseguir uma psicóloga e estou com o olho inchado, dias atrás meu lado esquerdo adormeceu.
Gostaria muito que alguém nos desse um melhor procedimento.
CurtirCurtir
Rosy, para ajudá-la, eu precisaria saber mais detalhes de sua situação, mas não sou advogado nem posso dar consultoria jurídica, pois sou proibido pela lei, devido a meu cargo no Ministério Público. Eu a aconselharia a registrar ocorrência, mas isso você já fez.
Para medidas jurídicas no seu caso, você precisaria procurar um(a) advogado(a) de confiança ou a defensoria pública, se não tiver recursos. Ele é que poderá avaliar a situação e combinar com você a melhor forma de enfrentar o problema. Lamento não poder ajudá-la.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Gostaria de pedir licença ao Sr Wellington Saraiva p responder a sua questão, não como advogada(ate pq não sou, sou Professora), mas como pessoa… Li o seu assunto e me identifiquei pq os meus Pais e eu passamos por uma situação bem parecida, bem parecida mesmo com a sua… Moramos muitos anos em uma Comunidade no Rio tb e descobrimos q a nossa vizinha tinha inveja ate mesmo de um copo onde a gente bebia agua… Minha mae sofreu calada durante muitos anos pq tinha medo do q poderia acontecer comigo e com a minha irma(éramos crianças)… Graças a Deus, nada nos aconteceu… Minha mae tb adoeceu depois de tanto aborrecimento e estresse… Hj ela precisa de tratamentos sérios de Saude, como por exemplo, dialise peritoneal… a minha sugestão e q vc não faça mais nada… Continue cuidando da sua Saude, se preocupe apenas com ela… Reze bastante, se apegue com bastante fe em Deus… Sei q elas vao fazer de td pra complicar a sua Vida… Faça o q nos fizemos… Vendemos nossa casa, e graças a Deus, hj vivemos em um Bairro muito melhor, onde conheço quase todo mundo e os Filhos dos meus vizinhos são alunos da Escola onde trabalho… Hj, mesmo com a situação delicada de Saude da minha mae, ela ta muito mais tranquila e vivemos em Paz… Na Paz q nunca tivemos enquanto vivíamos naquele lugar… Por isso, eu digo pra vc “engolir a seco” e vender essa casa, antes q de fato ela cumpra com a ameaça… Não deixe q ela tenha o gosto de usufruir do q e seu, q foi adquirido com o seu trabalho, com o seu esforço… Sei q e difícil vender um imóvel em um lugar assim, pq nos demoramos quase dez anos pra vender… O q esse pessoal quer e justamente isso… Te tirar do serio e ter pretexto pra tirar o q e seu… Boa Sorte.
CurtirCurtir
Oi Doutor com vai?
Tenho uma dúvida: minha irmã e meu cunhado me chamaram de piranha diseram que eu estava com marido dos outros,não tenho provas “audio ou video” disso mas tenho certeza que foi eles que falaram,entendo como eles me caluniaram, se eu conseguir povas dessas conversas deles eu posso procesa-los?
CurtirCurtir
Ester, você pode encontrar informação útil em meu texto O que fazer se você for vítima de crime. Você pode registrar boletim de ocorrência, mas para a investigação prosperar será importante haver testemunha ou alguma prova dos fatos.
Chamar alguém de “piranha” não é calúnia, mas injúria, como explica o próprio texto que você leu.
Para análise jurídica mais específica de sua situação, o ideal é procurar um advogado de sua confiança.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Boa noite.
Em fevereiro do ano passado fui acusado pela mãe da minha filha de subtração de incapaz na porta da escola em que ela(minha filha) estuda. Só que quando fui chamado para prestar esclarecimento consegui provar com testemunhas que tudo o que ela disse era mentira. Resultado: ela foi chamada ela desistiu da queixa e quis arquivar. Mas ela agora não me deixa mais falar com minha filha, faz ameaças a criança dizendo que ela quiser ficar na minha casa irá chamar a polícia para buscá-la.E diz que se eu for na porta da casa dela para ver minha filha, que irá chamar a polícia.
Quando ligo, minha filha fala muito rápido comigo, pois ela fica ao lado mandando desligar e ouvindo o que é falado por nós.
Estou com um processo para tentar a guarda compartilhada pelo menos, pois não sei mais o que fazer. Só posso pegar minha filha de 15 em 15 dias e só a vejo porque vou na “cara-dura” no portão da casa dela.
O que mais posso fazer Dr? Como faço para dar entrada em um processo de Denunciação de falso crime?
Grato
CurtirCurtir
Thompson, você pode encontrar informação útil em meu texto O que fazer se você for vítima de crime.
Como explica meu texto sobre crimes contra a honra, quando alguém causa inquérito ou processo criminal contra alguém sabendo que a acusação é falsa, pode haver crime de denunciação caluniosa.
Para análise jurídica mais específica de sua situação, o ideal é procurar um advogado de sua confiança. É também seu advogado que você deve procurar para saber como poder exercer seu direito de visita. O ideal, porém, seria você entender-se com sua ex-esposa para que sua filha não sofra os efeitos do conflito de vocês. Ela não merece isso e precisa da presença tanto do pai quanto da mãe.
Tenham serenidade para não punir sua filha por erros que não são dela.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Boa noite.
Em fevereiro do ano passado fui acusado pela mãe da minha filha de subtração de incapaz na porta da escola em que ela(minha filha) estuda ,
sendo que ela ( mãe) tinha me dado a menina que já morava comigo a 11 meses
e nesse dia ela pegou o papel do forúm que ela tinha e deu na escola proibindo de eu pegar a minha filha . Só que quando fui chamado para prestar esclarecimento consegui provar com testemunhas que tudo o que ela disse era mentira. Resultado: ela foi chamada ela desistiu da queixa e quis arquivar. Mas ela agora não me deixa mais falar com minha filha, faz ameaças a criança dizendo que ela quiser ficar na minha casa irá chamar a polícia para buscá-la.E diz que se eu for na porta da casa dela para ver minha filha, que irá chamar a polícia.
Quando ligo, minha filha fala muito rápido comigo, pois ela fica ao lado mandando desligar e ouvindo o que é falado por nós.
Estou com um processo para tentar a guarda compartilhada pelo menos, pois não sei mais o que fazer. Só posso pegar minha filha de 15 em 15 dias e só a vejo porque vou na “cara-dura” no portão da casa dela.
O que mais posso fazer Dr? Como faço para dar entrada em um processo de Denunciação de falso crime?
Grato
CurtirCurtir
Boa tarde
Goataria dr obter uma informação para saber se eu posso ingressar com uma ação.
Quando eu namorava e eu e meu esposo decidimos nos casar e eu estava grávida, a ex noiva dele comecou a me perseguir pelo facebook, achei estranho pois não a conhecia e perguntei quem era ela, e ela começou a dizer que era amiga do meu namorado, daí ela começou a dizer que era ex noiva dele e que estava grávid dele sendo que fazia 2 anos q eles haviam se separado, que ele não ficaria comigo, que sabia tudo da minha vida até mesmo onde eu trabalhava, que meu filho não era dele que era pra pedir dna no programa do ratinho, que meu filho não iria nascer nem se fosse em pedra, me xingava de burra, imbecil, dentre outros nomes como cadela etc, foi atrás do meu até então namorado na casa dele fez escândalo, me deixou mto cansada estressada fiquei mto mal, e isso ocorreu em setembro de 2013 no qual ela deixava msgs no facebook. Até hj mesmo após nosso casamento ela procura saber sobre nossa vida mas hj em dia ela não fica mandando mensagem, somente tenta saber através da família dele. Queria saber se ainda posso processar ela e em qual situação caberia, para que eu possa procurar um advogado.
Desde já obrigada
Tais
CurtirCurtir
Taís, conforme explica o texto do blog, para providências criminais contra alguém por crime contra a honra, é preciso tomá-las no prazo de até seis meses. O texto também explica que ação civil de indenização pode ser ajuizada em até três anos.
Para análise jurídica mais específica de sua situação, é preciso procurar advogado ou a Defensoria Pública (se não tiver condições econômicas de contratar advogado particular). Um ou outra é que poderá aconselhar sobre o melhor caminho a seguir.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
olla eu queria saber se uma pesssoa pode me chingar de safada sem vergonha e vaga bunda tranqueira pelo fato dddde estar devendo pra ela , foi mercadoria q comprei mas nao tive todo o dinheiro pra pagar mas dei ja 2000
CurtirCurtir
Márcia, a Lei de Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990) proíbe que dívidas sejam cobradas de forma constrangedora e até classifica essa conduta como crime, no artigo 71:
“Art. 71. Utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer:
Pena – Detenção de três meses a um ano e multa.”
Se um credor cobra dívida constrangendo e ofendendo o devedor, pode ser responsabilizado por isso.
Para análise jurídica mais específica de sua situação, é preciso procurar advogado ou a Defensoria Pública (se não tiver condições econômicas de contratar advogado particular). Um ou outra é que poderá aconselhar sobre o melhor caminho a seguir.
Twitter: @Wsarai
CurtirCurtir
Posso ser mandada embora por justa causa por perguntar se o gerente ficou com um dinheiro q sobrou no caixa da loja ? Lembrando que foi so uma
pergunta
CurtirCurtir
Rejane, para ajudá-la, eu precisaria saber mais detalhes de sua situação, mas não sou advogado nem posso dar consultoria jurídica, pois sou proibido pela lei.
Se houver necessidade de assessoria jurídica, você precisaria procurar um(a) advogado(a) de confiança ou a defensoria pública, se não tiver recursos. Ele é que poderá avaliar a situação e combinar com você a melhor forma de enfrentar o problema. Lamento não poder ajudá-la.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
E que sobrou um dinheiro no caixa da loja e esse dinheiro nao foi repassado sobrando para a central e dois funcionários informaram o ocorrido pra me então no empulso perguntei se a gerente tinha ficado con o dinheiro mas logo em seguida.me arrependie da pergunta e apedie para os meus colegas de trabalho desconsidera. a pergunta mesmo assim tenho medo deles contar para o gerente e ele me demitir por justa causa ele pode fazer isso?sendo q foi so uma pergunta nao insinuei nada so perguntei pq disseram q nao madaram o dinheiro sobrando como deveria ser o procedimento correto. desider
CurtirCurtir
Jessica
Olá, Bom dia!!! Gostaria de tirar algumas duvidas, pois tenho uma vizinha que divide o terreno comigo. Esta vizinha alugou a casa só pra ela e sua filha pequena, depois que um tempo que ela estava moranndo aqui começou os problemas de com bagunças e também ela trouxe mais gente pra morar com ela e assim tirou o meu sossego e da minha famila. Com isso comuniquei a dona da casa sobre o que estava acontecendo pra ela resolver.. Neste meio tempo falei com uma colega minha que eu estava procurando casa pra alugar expliquei qual o motivo, pois tava dificil a bagunça e o entre sai de pessoas aqui. Agora esta vizinha está falando que vai abrir um b.o contra por calunia e difamação…Como devo proceder em relação a isso sendo que eu estou sendo incomodada?
CurtirCurtir
Franciele, se você está sendo incomodada, a melhor solução inicial é o diálogo. Se isso não resolver, você pode registrar boletim de ocorrência por perturbação do sossego, que é contravenção penal.
Se alguém processar você, será preciso você procurar advogado ou a Defensoria Pública (se não tiver condições econômicas de contratar advogado particular). Um ou outra é que poderá aconselhar sobre o melhor caminho a seguir.
Twitter: @Wsarai
CurtirCurtir
BOa tarde,
Aconteceu algo peculiar ontem,
Na sala dos professores da escola onde trabalho, esqueci meu facebook aberto, uma outra professora , entrou em minhas mensagens privadas e ficou lendo-as.
encontrando em uma mensagem de 2 semanas atrás uma conversa na qual a chamo de chata, de insuportável.
Ela se encheu de razão e veio me questionar inclusive me ameaçando com processos.
O fato e que fiquei irritado com ela, primeiro pela invasão a minhas mensagens privadas, e segundo que para ter acesso a essa conversa ela teve que usar a barra de rolagem e retroceder em duas semanas as conversas pra achar esse fragmento no qual falavamos dela.
Achei um absurdo porque se não estava no horario de trabalho, e se a conversa foi em minha casa, algo privado e meu com qual direito ela pode invadir, e fazer epeculações?!
me senti lesado, qual seria a ação a se tomar ?
e ela pode me processar?
CurtirCurtir
Wallace, ninguém pode entrar nos arquivos privados de outra pessoa sem o consentimento desta (salvo com ordem judicial). Se alguém obtiver alguma prova por essa forma, a prova será ilegal e não poderá ser usada.
Sou proibido por lei de dar assessoria jurídica. Por isso, para pensar em providências pela “invasão” de seu perfil, seria preciso você procurar advogado ou a Defensoria Pública (se não tiver condições econômicas de contratar advogado particular). Um ou outra é que poderá aconselhar sobre o melhor caminho a seguir.
Twitter: @Wsarai
CurtirCurtir
olá Boa Noite!
Li o texto mas por não tenho muita afinidade com a área jurídica, portanto peço ajuda para proceder.
Sou professora servidora pública e ocorreu que na escola em que trabalho a mãe de uma aluna foi até a diretora da escola e fez uma denúncia me acusando de ter gritado com a filha dela, o fato é que eu não gritei e ao perguntar de maneira calma e tranquila para a a menina enquanto conversávamos ela mesma mãe confirmou que eu não havia gritado com ela. A diretora já foi logo encaminhando a referida mãe para a orientação educacional com hora marcada para lavrar um relatório constando toda a acusação da mãe, no entanto a mãe não apareceu e tanto a diretora quanto a orientadora vieram me colocar a par desse ocorrido, a diretora dando crédito à denúncia e ainda me dizendo que ela tem parentesco com políticos influentes da cidade e tem um certo poder, o que já me deixou nervosa pq me senti coagida a não reclamar por isso, mas estou com a moral abalada por estar sendo acusada de algo que não fiz. O que aconteceu é considerado calúnia ou injúria?
Grata.
CurtirCurtir
Laira, crimes contra a honra dependem muito de como a ofensa é dita. Seria preciso saber com detalhes exatamente como o fato ocorreu, para fazer avaliação mais precisa. Sou proibido por lei de dar assessoria jurídica. Por isso, seria preciso você procurar advogado ou a Defensoria Pública (se não tiver condições econômicas de contratar advogado particular). Um ou outra é que poderá aconselhar sobre o melhor caminho a seguir.
Em princípio, porém, o fato de um superior administrativo (a diretora) tomar providências para apurar possível ato irregular de um servidor (você) não é crime nem ilegal. Ao contrário, é dever do superior, ainda que se venha a apurar que o servidor não praticou o ato. Se o superior praticar excessos ou abuso durante a apuração, isso também pode vir a ser avaliado.
Twitter: @Wsarai
CurtirCurtir
Olá Boa noite !
Fui chamada de vagabunda , prostituta … e como revidei a ofensa , a pessoa que me chamou prestou uma queixa como se fosse eu que tivesse xingado primeiro , estou sendo acusada pelo crime e difamação , injúria . já teve a 1ª audiência e a juiza falou p/ pessoa que me xingou que o ministério publico não tem nenhum interesse nessa causa , que existem causas mais grave p/ resolverem , só que a pessoa que prestou a queixa insisti em querer me prejudicar , foi dado um prazo de 06 meses p/ ela decidir o que fazer . O que eu faço ????
CurtirCurtir
Leona, se já existe processo contra você, é preciso procurar advogado ou a Defensoria Pública (se não tiver condições econômicas de contratar advogado particular). Um ou outra é que poderá aconselhar sobre o melhor caminho a seguir.
Sou proibido por lei de dar assessoria jurídica. Lamento não poder ajudar mais.
Twitter: @Wsarai
CurtirCurtir
Bom dia. quando era de menor fui agredido em brigas de vizinhos dei queixa pagaram multa sou maior de idade agora juntaram uns 7 mulheres contra minha mae deram pedrada na casa ja fomos na delegacia mais eles se negam a abri um novo caso pq vai ativa o antigo e nunca resolve nada e agora estam dizendo que eu agredir uma menor oque fazer
CurtirCurtir
Gustavo, a polícia não pode se negar a instaurar investigação, se houver indícios de crime a investigar. Se a delegacia mantiver a recusa, vocês devem procurar a Corregedoria da Polícia, que é um dos órgãos de controle da polícia.
Se alguém está dizendo que você agrediu uma mulher, cabe à polícia investigar, se a notícia tiver alguma coerência. Investigação não significa condenação.
Twitter: @Wsarai
CurtirCurtir
Boa tarde Dr. Saraiva, gostaria de saber sobre o seguinte: fiz uma publicação no meu facebook, um amigo meu ofendeu outra pessoa, eu posso ser processada, uma vez que eu não falei se concordava ou não no que ele falou! Aguardo resposta. Obrigada
CurtirCurtir
Denise, em Direito, a regra é que ninguém reponde por ato praticado por outra pessoa. Portanto, em princípio, não há como você ser responsabilizada. Para exame específico dos fatos, porém, você precisaria contratar advogado.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
ola gostaria que vc min dissese o que fazer porq um rapaz na minha rua guaser todo dia beber usa droga e fica xingando eu minha mulher o povo q passa na rua ameaçando a familha dele não fas nada eu to querendo sabe como fazer alguma coisas obg
CurtirCurtir
Paulo, você deve encontrar informação útil em meu texto O que fazer se você for vítima de crime, aqui no blog.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Boa tarde Dr. fiz uma venda de um carro com a doc. toda em dia, quando o comprador foi passar o veiculo em seu nome, apareceu uma restrição impedindo o mesmo de transferir o veiculo para ele, cancelamos o negocio, ele colocou rodinhas no carro mas me entregou o mesmo com o vidro dianteiro quebrado, amortecedor e coifas estourados, lanterna trazeira quebrada…até ae tudo bem…pois não queria dar prejuizo para o rapaz, mas ele colocou uma reserva de alienação no carro, que só ele pode pedir pra retirar,(informação dada pelo consorcio DISAL) agora ele esta me coagindo a pagar todas as despezas dele mais as rodas que ele colocou no veiculo.para poder retirar o reserva de alienação, pergunto…posso mover uma ação contra ele para retirada do gravame e por me coagir dessa forma?
muito obrigado
CurtirCurtir
Andrade, sou proibido pela lei de dar assessoria jurídica. Para avaliar os detalhes de seu caso e aconselhar sobre o melhor caminho, você precisaria procurar um advogado de sua confiança, ou, se não tiver condição econômica de contratar um, a Defensoria Pública ou alguma entidade de assistência jurídica. Lamento não poder ajudar.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Boa tarde! A mulher do meu ex-marido, pai do meu filho, entrou no whatsapp e invadiu a conversa dele com o meu filho e começou a dizer que eu era amante dele. Nota, estou a 3.500KM de distância dele. Ela impede o contato com o meu filho e está sempre se metendo na conversa dele com o bebe de apenas 2 anos de idade. O que posso fazer para proteger o meu filho dessa mulher que considero uma ameaça ao meu filho. Agradeço antecipadamente.
CurtirCurtir
Andressa, para ajudá-la, eu precisaria saber mais detalhes de sua situação, mas não sou advogado nem posso dar consultoria jurídica, pois sou proibido pela lei.
Se houver necessidade de assessoria jurídica, você precisaria procurar um(a) advogado(a) de confiança ou a defensoria pública, se não tiver recursos. Ele é que poderá avaliar a situação e combinar com você a melhor forma de enfrentar o problema. Lamento não poder ajudá-la.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Fui vitima de diversas ofensas. Sou do Estado de Pernambucano, por tanto nordestina. Por cerca de três meses estou sofrendo ofensas e meu desafeto tem me chamado de “calango do sertão”,” nordestina ignorante”, que minha comida e da minha família é guiado com jirimum, que meu lugar é no setão, entre outras, sempre relacionadas a minha origem, e sempre de forma pejorativa. Neste caso o crime é de injúria ou injúria racial?
CurtirCurtir
Meu nome é Adriana, sou de Pernambuco por tanto nordestina. tenho recebido mensagens de ofensas no meu celular a cerca de três meses.Meu desafeto manda mensagens me chamando de “calango do sertão”, Nordestina ignorante, que meu lugar é no sertão que minha comida e da minha família é quiabo e jirimum, entre outras sempre relacionadas a minha origem e sempre com teor pejorativo. Neste caso Há Injúria ou Injúria racial?. Obrigada.
CurtirCurtir
Adriana, quando ofensa usa aspectos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência, pode haver a forma de injúria qualificada do artigo 140, § 3.º, do Código Penal, que alguns chamam de “injúria racial”, a depender do caso. [Obs.: O símbolo “§” lê-se como “parágrafo”.]
Essa forma de injúria é punida com reclusão de um a três anos e multa.
Você pode encontrar informação útil também em meu texto O que fazer se você for vítima de crime.
Twitter: @Wsarai
CurtirCurtir
Na empresa que trabalho tem uma técnica de segurança e o marido fizeram uma vistoria na republica que eu morro e evidenciou em minha cama e na parede que eu teria me masturbado, em decorrência do fato houve um DDS geral para alerta o acontecido no momento não foi falado nomes so falou que a empresa iria fazer a pintura do local, dia 3/10/2014 a empresa pegou um pintor junto com a técnica de segurança e o esposo e foram para a republica para pintar o quarto, nisso começaram as brincadeiras comigo que eu estava batendo punheta em minha cama.
eu posso entrar com uma ação contra eles com calunia, difamação e injuria .
CurtirCurtir
José Eduardo, dependendo das circunstâncias, a atitude de chefes e colegas pode caracterizar crime contra a honra do empregado. Poderá também configurar o que se chama de assédio moral no trabalho. Nesse caso, o empregado pode processar a empresa e obter a rescisão do contrato de trabalho e indenização.
Você poderá encontrar alguma informação útil sobre sua pergunta, quanto ao aspecto criminal, em meu texto O que fazer se você for vítima de crime.
Ele não trata dos aspectos trabalhistas, porém.
Para avaliar sua situação concreta, seria necessário procurar advogado ou a Defensoria Pública (se não tiver condições econômicas de contratar advogado particular). Se seu sindicato possuir departamento de assistência jurídica, pode ser que o ajude. Um deles é que poderá aconselhá-la sobre o melhor caminho a seguir.
Twitter: @Wsarai
CurtirCurtir
Gostaria de saber se gravar a discussão que estiver no momento da injúria me difamando e tudo mais. Isso valerá em juízo? ou eu estarei cometendo um crime tmbm? Vou entrar com o processo por injúria, calunia e difamação, pq conseguiram atribuir os 3 na mesma situação e queroa saber se houver novamente a discussão se eu gravar no meu celular estarei errada?!
CurtirCurtir
Daniele, sobre sua pergunta, veja aqui no blog o texto Interceptação de comunicações telefônicas, principalmente na seção “Gravação por interlocutor”.
Twitter: @Wsarai
CurtirCurtir
minha vizinha acusou por telefone meu filho e o amigo dele, ambos com 10 anos de idade, de mostrar videos pornograficos para o filho dela que tem a mesma idade dos outros dois.Ela diz não ter provas mas, ela espalhou para todos os outros vizinhos.Tanto a minha familia como a do outro menino, estamos constrangidos com essa situação.Sabemos que não é verdade porque meu filho não tem celular.Nesse caso eu poderia registrar um B.O. por difamação?
CurtirCurtir
Na empresa onde trabalho, peguei um copo de suco, e fui trocar o dinheiro para pagar, pois não tinha troco no caixa. Quando voltei a caixa do restaurante me informou que a gerente financeira disse que ela tinha me dado o suco. E ela está espalhando isso para todos os donos, fora que ela falou no restaurante e varias pessoas escutaram. Mas eu voltei para pagar e tenho comprovante. Posso processa-la por calúnia ou difamação ?
CurtirCurtir
Olá,sou estudante.Tenho uma professora que não gosta de mim,nunca fiz nada para ela,mas a mesma desde que começou a dar aula me trata mal.Vou tirar dúvidas com ela e essa senhora nem olha na minha cara,ela não deixa eu entregar trabalhos atrasados mas outros alunos ela deixa,e eu passei no vestibular e ela saiu dizendo para outros professores do celégio,que qualquer um passa no vestibular e que eu sou uma ”folgada”,ela dá nota para todos os alunos que ficam bajulando ela,todos os alunos vão com 8,9 ou 10,já eu,fui com nota vermelha,com perdão da palavra,”por eu não puxar o saco dela”…esse ano a unica nota vermelha que eu tive foi com ela,pois o restante das minhas notas é de 8 para cima,com suas raras exceções tiro nota 7.Gostaria de saber se pelo fato de ela ter me chamado de ”folgada” e que sou ”qualquer uma”eu posso processa-la?Desde já obrigado.
CurtirCurtir
Bárbara, referências como as que você mencionou, em princípio, não constituem crime contra a honra, mas, nessa matéria, tudo depende da forma como as coisas são ditas e das circunstâncias exatas de como o foram.
Por ser proibido por lei de dar assessoria jurídica, eu não poderia examinar os fatos concretos de sua situação.
Minha sugestão é que você procure conversar com a professora, de forma franca e respeitosa, para dizer como se sente mal com os comentários dela. Isso provavelmente fará você se sentir melhor e permitirá diálogo entre vocês. Se não conseguir progresso por esse caminho, converse com o/a supervisor/a pedagógico/a da escola e, se necessário, com o/a diretor/a.
Acho que seria importante falar sobre a situação com seus pais ou responsáveis, para que eles possam ajudar você, desde que todos ajam com serenidade.
Boa sorte.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
olá, sou casada a 2 anos e minha sogra nunca gostou de mim, o meu marido foi assaltado 2 vezes e ela falou que eu provoquei o assalto e tentei matar ele, ela me chamou de golpista, vigarista e vagabunda. Ela a 2 meses atrás odiava também a mãe do meu enteado do nada as duas começaram uma amizade, porem ela ficou me difamando para ex do meu marido e agora ela não quer mais deixar o meu enteado fazer as pernoites aqui em casa com meu marido, ela fala que eu posso fazer algum mal contra ele….. o que devo fazer para me proteger? e quem pode parar essa mulher louca?
CurtirCurtir
Suely, para ajudá-la, eu precisaria saber mais detalhes de sua situação, mas não sou advogado nem posso dar consultoria jurídica, pois sou proibido pela lei.
Se houver necessidade de assessoria jurídica, você precisaria procurar um(a) advogado(a) de confiança ou a defensoria pública, se não tiver recursos. Ele é que poderá avaliar a situação e combinar com você a melhor forma de enfrentar o problema.
Quanto a alguns aspectos, você pode encontrar informação útil em meu texto O que fazer se você for vítima de crime.
Lamento não poder ajudá-la mais.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Bom dia.
Sou Técnico de Segurança do Trabalho a 2 anos em uma empresa multinacional, e ontem no meu ambiente de trabalho, na hora do dialogo diário de segurança (DSS), uma funcionaria estava reclamando to trabalho e quer que a empresa mande ela embora, eu falei para ela que a empresa não é obrigada a manda ela embora e que ela pode pedir conta, pois é um direito dela, então em gritou bem alto mandando eu toma no (…), na hora fiquei sem reação, pois não sabia o que falar. Neste caso, qual seria a melhor atitude diante dessa funcionaria? eu posso obrigar a empresa a da justa causa nela? pois haviam varias pessoas de prova.
CurtirCurtir
Paulo, um empregado não pode obrigar a empresa a demitir outro.
Quanto à ofensa que você sofreu, cabe a você avaliar se acha necessário ajuizar alguma ação contra a colega. Para isso, você precisaria procurar um(a) advogado(a) de confiança ou a defensoria pública, se não tiver recursos. Eles é que poderão avaliar a situação e combinar com você a melhor forma de enfrentar o problema. Lamento não poder ajudá-lo.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Se uma pessoa(x) fala para uma outra pessoa(y) só entre si ) por exemplo por mensagem), que tal pessoa(z)é uma tal coisa mesmo que seja ou não seja, apenas por que não se da bem com a tal pessoa (z), e a pessoa (y) fala para várias pessoas que falei isso sobre a tal pessoa (z) e a tal pessoa (z) sabe que eu falei isso para a pessoa (y), a pessoa (pode me processar por alguma coisa mesmo que o que falei foi só entre a pessoa (y) .
CurtirCurtir
Quer dizer tornar públicas as ofensas que o ofensor teria deflagrado contra a vítima?.
CurtirCurtir
Não entendi a pergunta, Adriana. Seja mais específica, por favor.
CurtirCurtir
Valquíria, qualquer pessoa pode processar outra por fato que considere ofensivo à sua honra (ou por qualquer outro motivo que queira). Basta que ela contrate advogado ou a Defensoria Pública (se não tiver condições econômicas de contratar advogado particular). Se isso dará o resultado que o autor do processo deseja é outra história. O julgamento depende de muitos fatores, como a qualidade técnica da petição inicial do processo, as provas que sejam produzidas durante o processo, o trabalho dos advogados etc.
Se você for processada judicialmente, precisará contratar advogado ou a Defensoria Pública para defendê-la.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Minha sogra diz para varias pessoas que minha filha nao e filha do meu esposo,ela nao considera minhas filhas como netas,desfaz das crianças,cabe processo?
O que devo fazer ?
CurtirCurtir
Gislaine, problemas de família são geralmente muito delicados e nem sempre o melhor caminho é procurar o Poder Judiciário, embora isso possa ser necessário em alguns casos.
Minha sugestão é que primeiro procurem vocês todos conversar, desde que consigam manter a serenidade e ouvir os outros, para que possam viver em paz.
Se isso não resolver e for necessário tomar medidas jurídicas, você pode encontrar informação útil em meu texto O que fazer se você for vítima de crime.
Twitter: @Wsarai
CurtirCurtir
Ola
eu cai no descaminho
artigo 334 do codigo penal uma seguradora me caluniou,me defamou,invadiu minha privacidade sem a minha autorizacao dizendo w falando mal de mim para duas empresa de alimentos jBS E Frimesa e mais ainda estou sendo demitido por causa dessa tal seguradora no entanto ela fez com que eu tirasse o sustento de meu filho
o direito dessa empresa acaba aonde começa o meu
agora vem a minha pergunta preciso saber pois tenho o direito de ir e vir
eu posso processa la por o tal feito?
Desee ja agradeco sua atencao
pois nada me desabona e ninguem tem o direito de fazer isso com ninguem
obrigado
ATT:
Milton garcia lanzellotti filho
CurtirCurtir
Milton, para ajudá-lo, eu precisaria saber mais detalhes de sua situação, mas não sou advogado nem posso dar consultoria jurídica, pois sou proibido pela lei.
Se houver necessidade de assessoria jurídica, você precisaria procurar um(a) advogado(a) de confiança ou a defensoria pública, se não tiver recursos. Ele é que poderá avaliar a situação e combinar com você a melhor forma de enfrentar o problema. Lamento não poder ajudá-lo.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Olá bom dia , você pode me tirar uma dúvida ? Atualmente trabalho em uma empresa onde meu antigo supervisor de 2 meses atrás me enviou um email me chamando de ofensor da equipe , circulando meu nome com uma tarja vermelha em negrito , onde a equipe contém 20 pessoas e somente eu fui chamado de ofensor , o mesmo me ameaçava de me demitir na justa causa caso eu não melhorasse meus resultados na empresa , onde já pedir várias vezes demissão e a empresa não me demiti , nesse contesto a empresa passou por alguns problemas em relação a outras coisas onde o mesmo supervisor chamou toda a operação de ladrões , não tenho a gravação mais tenho provas de colegas de trabalho mais referindo a injúria que ele cometeu de ter me chamado de ofensor da equipe no email onde guardei , posso processa-lo ou é perca de tempo ? Dentre essas coisas tem várias outras que pretendo colocar a empresa na justiça como não recebimento das variáveis corretamente , também adquirir doença na empresa onde a mesma não me dar condições de trabalho apropriada onde vou ao médico mensalmente com dores e todas as minhas consultas são pagas porque o plano é cooparticipacao
Mais adiquirir a doença na empresa ae mesma tem que arcar com as despesas ,mais por gentileza você acha viável eu entrar com um processo de injúria contra a empresa no qual esse supervisor trabalha ? Obrigado !!!
CurtirCurtir
André, para ajudá-lo, eu precisaria saber mais detalhes de sua situação, mas não sou advogado nem posso dar consultoria jurídica, pois sou proibido pela lei.
Se houver necessidade de assessoria jurídica, você precisaria procurar um(a) advogado(a) de confiança ou a defensoria pública, se não tiver recursos. Ele é que poderá avaliar a situação e combinar com você a melhor forma de enfrentar o problema. Lamento não poder ajudá-lo.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
uma “namorada“do p biologico do meu filho que nunca o viu, rouba fotos no meu face mesmo sendo bloqueado, corta eu e meu esposo da foto e coloca a imagem dela e dele, o que devo fazer?
CurtirCurtir
Janaína, você pode encontrar informação útil em meu texto O que fazer se você for vítima de crime.
Twitter: @Wsarai
CurtirCurtir
Se um menor causar Difamação ou cousa do tipo …Qual é a punição segundo a lei ?
CurtirCurtir
Lucas, sobre as consequências de ato infracional contra a honra de alguém, praticado por criança ou adolescente, leia o texto Ato infracional, crime e indenização: responsabilidade de crianças e adolescentes por atos ilícitos, aqui no blog.
Twitter: @WSarai
CurtirCurtir
Me tire uma dúvida, em um termo circustânciado, com pedido de representação, por injúria, onde a promoção do MP e no sentido pelo entendemento de que o crime é de injúria racial art. 140 &3 do CP, e pede o declínio da competência, o processo na Vara Civel, terá obrigatóriamente o MP como autor ou a vítima, pode constituir advogado
CurtirCurtir
Adriana, injúria racial também é crime. Logo, a ação a ser movida pelo Ministério Público em caso de injúria racial não é cível, mas também criminal.
Se o processo foi para uma vara cível, pode ter havido um erro, mas eu não tenho como saber sem examinar o caso em detalhe, mas não sou advogado nem posso dar consultoria jurídica, pois sou proibido pela lei.
Se houver necessidade de assessoria jurídica, você precisaria procurar um(a) advogado(a) de confiança ou a defensoria pública, se não tiver recursos. Ele é que poderá avaliar a situação e combinar com você a melhor forma de enfrentar o problema. Lamento não poder ajudá-la.
Twitter: @Wsarai
CurtirCurtir
Desculpe. o Declínio foi mesmo para Vara criminal. Contudo minha dúvida é se somente o MP, terá a titularidade da Ação. Neste caso, ele é quem peticionará. E assim, a vítima terá que função no processo? . Se o réu for condenado e for primário, que pena poderá ter?
CurtirCurtir
Oi Wellington, tudo bem? Meu namorado mentiu pra mim e me traiu, 1 semana depois estava com outra… posso processa-lo por danos morais? Tenho gravações no celular dele confessando o q fez… e to muito mal, pois ele ofendeu minha honra perante outras pessoas que não param de me perguntar o q aconteceu pq terminamos e lá vai horas de conversa para explicar… sem contar que ele ficava quase que direto na minha casa tomando banho, comendo e tudo mais… posso processa-lo e ser ressarcida de todo dano causado a mim?
CurtirCurtir
Giane, o fim de um relacionamento e até traição amorosa podem doer muito, mas não são crime nem dão direito a indenização por dano moral, em regra. Deixe o indivíduo para trás e siga sua vida.
Twitter: @Wsarai
CurtirCurtir
Eu preciso de uma ajuda…
A ex mulher do meu atual namorado me difamou ameaçou e caluniou ….isso por msg no face.
Eu registrei um bo e representei contra elA…temos audiência marcada. Todas as provas estao no tco.Quero saber se ja nessa audiência o juiz determina se ela tem q me indenizar.
E depois disso ela vem incomodando meu namorando mandando sms se oferecendo se rebaixando pra ele voltar…quando n aguentei e mandei um sms chamando ela de baixa…posso perder o processo por isso? As vezes eu respondo as msg dela mais n a ofendo mais.
CurtirCurtir
Eliene, para ajudá-la, eu precisaria saber mais detalhes de sua situação, mas não sou advogado nem posso dar consultoria jurídica, pois sou proibido pela lei.
Se você já tem advogado, é com ele que precisa conversar para uma avaliação do caso. Lamento não poder ajudá-la.
Twitter: @Wsarai
CurtirCurtir
Oi Doto meu nome e Rafael eu to sendo acursado de manda os outros rouba a casa de um conhecido meu akih na mesma rua eu tava no quinta da casa dessa pessoa daí eu fui corre pra sair da mira do cara queria min mata daí os pessoa akih pessa que eu mande os cara que veio min mata entedero tudo erado daí eles contrataro os cara akih mesmo pra min mata depois um cara da facção do PCC pra min mata sem eu dever nada pra ninguém
CurtirCurtir