Ao leitor indouto

“AO LEITOR INDOUTO

Muito dò tenho de ti, LEITOR INDOUTO: como homem, es animal racional, como indouto, es meramente animal. Porem, se dezejas saber, aindaque indouto, es homem, porque (segundo Aristoteles) o homem he animal desejoso de saber. Homo est Animal, sciendi cupidum. Notavel definição do ser humano! Nenhuma outra cousa, que desejes, poderá fazerte homem. Se dezejas ser rico, não por isso es propriamente homem, que já não há Ricos homens; ricas estátuas, sim, e com bons jaezes, Ricos Cavallos, e ricas Bestas: nem com o desejo de ser poderoso, te manifestas homem; hú vapor condensado na nuvé, ainda quando cahe, mais pode que todos os poderosos; mais que todos eles pode o fogo, ainda quando reprimido, e apertado, e o mais baixo dos elementos, que todos pisam, atè quando treme, mais que todos os Reys pode! Por não gastar tempo em representar a inutilidade de mil outros semelhantes desejos, abbrevio razoens, e digo, que só com o desejo de saber, mostrarás, que es homen, porque pay deste desejo he o discurso, e o discurso he o constitutivo do homem.

[…]”

Raphael BLUTEAU. Vocabulario portuguez, e latino, aulico, anatômico […]. Coimbra: Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712. Prólogo do autor. Tomo I, § 2.

 

Anúncios

2 opiniões sobre “Ao leitor indouto”

  1. Bom dia eu gostaria de saber como faço para apagar a minha pergunta, pous está esposta no google ao digitar o meu nome.

    Curtir

  2. Bom dia eu gostaria de saber como faço para apagar a minha pergunta, pois está exposta no google ao digitar o meu nome.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s