Tags
ação penal, ação penal pública, ação penal privada, calúnia, crime contra a honra, denunciação caluniosa, difamação, exceção da verdade, injúria, queixa, representação
Introdução
Os crimes contra a honra são, basicamente, a calúnia, a difamação e a injúria, definidos nos artigos 138 a 140 do Código Penal.
Na calúnia, o autor do delito atribui ao ofendido uma conduta que é definida na lei como criminosa. Por exemplo, João, sabendo ser falsa a afirmação, diz que Carla, servidora pública, recebeu dinheiro para acelerar o andamento de um requerimento administrativo. Existe calúnia nesse caso, porque a conduta atribuída por João corresponde ao crime de corrupção passiva.
Na difamação, o agente atribui ao ofendido uma conduta ofensiva à reputação, mas que não corresponde a crime (pois, nesse caso, seria calúnia).
Na injúria, o agente ofende a dignidade ou o decoro do ofendido por qualquer meio. Ocorre, por exemplo, se Júlia se dirige a Luís e o chama de “desonesto, sem vergonha”.
Configuração do crime e intenção de ofender
Em todos os casos, o autor da ofensa deve ter a intenção de ofender, isto é, o ânimo de atingir a honra do ofendido. Não haverá crime se ele tiver mencionado os fatos possivelmente ofensivos com outra finalidade, como ocorre, por exemplo, quando um funcionário público comunica à autoridade competente que alguém pode ter cometido um ato ilícito; quando alguém faz apenas uma brincadeira, sem intenção de ofender; quando alguém precisa defender-se de uma acusação ou quando faz crítica a outra pessoa. Caso especial é o dos jornalistas e pessoas que escrevem críticas na imprensa (inclusive pela internet). Os tribunais costumam entender – com razão – que deve haver maior tolerância à crítica nesses casos, em virtude da garantia constitucional da liberdade de imprensa (artigo 220 da Constituição). Em qualquer caso, tudo dependerá da forma como os fatos sejam ditos, pois, se houver excesso de linguagem, o crime poderá estar configurado.
A caracterização de crime contra a honra muitas vezes depende de avaliação subjetiva e sutil sobre a possível ofensa. As mesmas afirmações podem caracterizar ou não o delito, a depender das palavras e da forma com que foram emitidas. Muitas vezes, a diferença entre o crime e o mero desabafo ou exercício da liberdade de expressão está nos detalhes. As mesmas palavras – e até palavras chulas (os “palavrões”) – podem ser ditas de forma ofensiva ou não e até de maneira carinhosa. Tudo dependerá da relação entre as pessoas, do contexto e do modo como foram ditas.
Para que os crimes de calúnia e difamação se configurem, é necessário que a ofensa chegue ao conhecimento de uma terceira pessoa, além da própria vítima. Se a ofensa for dirigida pelo autor do fato diretamente à vítima e a ninguém mais, não há o crime. Na injúria, a situação é diferente. O crime pode caracterizar-se pela ofensa diretamente à vítima. Será necessário, porém, que a ofensa possa ser provada, pois, do contrário, a investigação resultará inútil e não poderá haver processo criminal capaz de gerar resultado.
Os tribunais brasileiros costumam entender que não ocorre crime contra a honra quando pessoas trocam ofensas durante discussão (é o que se chama de retorsão imediata), mas isso também dependerá do exame das circunstâncias.
Ação penal
A ação penal nos crimes contra a honra, em geral, é de iniciativa privada. O próprio ofendido precisa contratar advogado para ajuizá-la.
A ação cabe ao Ministério Público nos casos em que a ofensa seja feita contra o(a) Presidente da República ou contra chefe de governo estrangeiro. Também caberá ao Ministério Público se for contra funcionário público, por causa de suas funções, e, no caso de injúria, se utilizar elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou com deficiência. Nesses casos, porém, o ofendido precisará manifestar ao Ministério Público sua intenção de que este promova a ação; essa manifestação chama-se tecnicamente de representação. Veja este texto para entender as diferenças entre ação penal pública e privada.
Portanto, nos crimes contra a honra entre particulares, a ação penal é privada e se inicia por meio de uma petição chamada queixa. Esta precisa ser proposta por advogado.
Exceção da verdade
Em alguns casos, apenas nos crimes de calúnia e difamação, o autor da ofensa pode defender-se no processo dizendo que a afirmação é verdadeira. É o que se chama de exceção da verdade. O termo “exceção” significa, aí, uma forma de defesa processual.
Por exemplo: Maria publica na internet texto no qual afirma que João é corrupto. Caso João a processe por calúnia, Maria poderá defender-se por meio da exceção da verdade, na qual procurará provar que João de fato cometeu crime de corrupção. Se conseguir, Maria será absolvida da acusação de crime contra a honra, pois terá provado que sua afirmação sobre o crime de João era verdadeira.
Denunciação caluniosa
Existe um crime assemelhado aos delitos contra a honra, denominado denunciação caluniosa, o qual, na verdade, é considerado pelo Código Penal como crime contra a administração da justiça. Ele ocorre quando alguém, sabendo que uma pessoa é inocente, dá causa a investigação policial, a processo judicial, a investigação administrativa, a inquérito civil ou a ação de improbidade administrativa contra ela, atribuindo-lhe crime.
Ofensas pela internet
Atualmente, sobretudo por causa da interação às vezes inadequada de pessoas em redes sociais, tem sido frequente o cometimento de crimes contra a honra pela internet. Assim como nas ofensas na presença de alguém, também se pode cometer essa espécie de delito pela internet. Da mesma forma, tudo dependerá das circunstâncias específicas em que a ofensa foi proferida e da forma como ocorreu. Caberá ao advogado do ofendido analisar a melhor providência a adotar.
Para saber mais, veja o texto Responsabilidade por ofensas, danos e atos na internet.
O que fazer se você for ofendido
Se alguém cometer crime contra sua honra, é possível ajuizar ação penal contra o ofensor. Se você já possuir as provas do fato e os dados de identificação do ofensor, poderá imediatamente contratar advogado para que analise os fatos e, se for o caso, ajuíze a ação penal. De qualquer modo, caberá a ele examinar as circunstâncias e escolher a melhor alternativa processual.
Se o advogado entender que não há elementos suficientes para promover de imediato a ação penal e que, portanto, será necessário investigação sobre a ofensa, ele poderá registrar boletim de ocorrência ou formular notícia‑crime para que a polícia, por meio de inquérito, esclareça os fatos.
Para saber mais, veja o texto O que fazer se você for vítima de crime.
Ação civil de indenização
Se você for vítima de ofensa, não existe apenas a opção de processar o responsável na esfera criminal. Poderá também ajuizar ação civil de indenização contra ele ou ela.
Na verdade, a indenização pela agressão à honra pode ser fixada pelo juiz na própria ação criminal. Ocorre que as características do processo criminal e a pena baixa fixada na lei para os crimes contra a honra podem tornar a ação penal ineficiente. Em entendimento com seu advogado, poderá concluir que é mais vantajoso promover ação indenizatória em paralelo com a ação criminal ou apenas a primeira.
Prazos
A maioria dos direitos e ações judiciais está limitada a prazos em que podem ser exercidos. No caso de crime contra a honra, o ofendido, se quiser, precisa exercer o direito de queixa no prazo de seis meses do dia em que tomar conhecimento de quem seja o autor da ofensa, de acordo com o artigo 38 do Código de Processo Penal. Se não souber quem é o autor, nesse mesmo prazo precisa comunicar o fato à polícia, para que seja investigado. Após esse prazo, ocorre a decadência do direito de queixa do ofendido.
Se o prazo não for obedecido, não será mais possível promover ação penal pela ofensa. Restará, porém, a possibilidade de ação civil de indenização pelo dano moral. Para essa, o prazo é de três anos da data da ofensa, consoante o artigo 206, § 3.º [o símbolo “§” lê-se como “parágrafo”], inciso V, do Código Civil. Essa norma fixa esse prazo de prescrição para as ações destinadas à reparação civil de danos.
Ofensas em ambiente de trabalho
Às vezes, ofensas são cometidas no local de trabalho, seja em órgãos e entes públicos, seja em empresas particulares. No segundo caso, além das consequências criminais, pode caber também ação de indenização contra a própria empresa pelo dano moral, se a ofensa tiver sido praticada por um representante dela (um gerente, supervisor, diretor etc.). Nesse caso, é necessário procurar o sindicato ou um advogado trabalhista de confiança, para que ele avalie a situação e decida sobre a viabilidade de ação para isso, a ser proposta na Justiça do Trabalho.
Aviso final do autor
Embora seja profissional da área do Direito, legalmente não sou advogado nem posso dar consultoria jurídica. Sou proibido por lei de tratar de situações individuais, pelo fato de ser membro do Ministério Público Federal.
Para analisar situações concretas, é preciso procurar advogado(a) de confiança ou a defensoria pública, se o(a) interessado(a) não tiver recursos e se a defensoria aceitar o caso. Um deles é que poderá avaliar os fatos e orientar sobre a melhor forma de enfrentar o problema.
Oi boas .. gente eu vivo num país estrangeiro sem residência permanente .. E um dia no shopping meu filho de 4 anos se aproximou de uma senhora com um bebe de mais ou menos uns 2 anos. Fez lhe carinho ao que a mae do menino sorriu e ainda falou com meu menino etc depois se afastou . Uns 5 minutos depois voltou ao que meu menino entusiasmado se aproximou de novo e não è que a senhora bateu nas mãos do meu menino de apenas 4 anos e pus se aos gritos mandando meu menino ir f**** e dizendo que tinha nojo do meu filho etc .. meu menino chorou ficou extremamente nervoso . Eu fiquei sem reação completamente sem saber o que fazer .. em volta tantas outras mães e ninguém falou nada .. gostaria de saber como devo proceder se alguma situação semelhante acontecer ( espero que não) .. Não sei como alguém consegue se dirigir de tal forma a apenas uma criança sem qualquer motivo
CurtirCurtir
Ola bom dia, venho recebendo ofensas da ex mulher do meu namorado, ofensas do tipo: pobre coitada, digna de dó, coitadinha…. Isso está de certa forma me encomodando. Gostaria de saber se posso processa-lá.
CurtirCurtir
Ue, ignore. Quer arrancar dinheiro? Essa mulherada de hj.
CurtirCurtir
Trabalho a mais de 14 anos com meu marido
Ele tem um açougue e trabalho com ele
Não tenho outro trabalho ou renda
Ele me chama de ladra
Não sou registrada nem recebo nada por trabalhar mais de 16 horas por dia
Tudo que tiro daqui
Vai pra minha casa
Pois temos 3 filhas que precisam comer e se vestir
Será que ele tem razão em chama da ladra
CurtirCurtir
Sou professora da Estado RS, tenho 60 anos e fui vítima de calúnia e difamação por aluno que, garantiu aos colegas que eu dei aula alcoolizada. Não sei quem foi,só tenho desconfiança, porém a direção da escola sabe. Que atitude posso tomar, estou muito chateada e ofendida…
CurtirCurtir
Eu dei entrada num processo de calúnia e difamação na internet foi dia 30 de junho ou julho e ainda nd! Vamos entrar já em novembro . é normal essa demora ?
CurtirCurtir
BOA TARDE! Fui xingada e caluniada, a pessoa postou no facebook e no status do whatsapp, falou coisas do passado que ela mesmo nem sabe da verdade, e nem da familia era, agora ela mora com meu filho, mas não é casada mas mesmo assim a comsidero. o que faço
CurtirCurtir
Se uma pessoa te espor falando que vc e passa fome isso e crime a mesmo pode ser processada??
CurtirCurtir
Me caluniaram no quem perturba, como faço para descobrir o autor?
CurtirCurtir
Bom dia, quero saber como faço para descobrir o autor das calunias na minha pessoa, no sito quem perturba.
CurtirCurtir
Queria narrar um fato que ocorreu comigo e saber em que caso se enquadra – se é que se enquadra em algum. Eu sou um rapaz de 18 anos e nunca entendi porque as pessoas não se aproximavam de mim na escola até que hoje à tarde uma amiga minha contou-me que uma colega minha disse que tinha pena de mim, pois meu pai sempre ia à escola com uma vara para me bater, porém o que me deixou indignado foi outra mentira que essa tal colega contou, quando disse que “todo mundo” sabia que eu era abusado sexualmente pelo meu próprio pai. Não sei quando isso começou a se espalhar nem quem inventou esse absurdo. A única coisa que sei é que eu não posso ser conivente com esse tipo de atitude covarde e queria um advogado para me ajudar a consertar isso de alguma forma. Obrigado pela atenção.
CurtirCurtir
Excelentes informações, texto muito claro e coeso. Parabéns ao autor.
CurtirCurtir
Te
CurtirCurtir
Eu trabalho a ,6 anos em confeitaria recentemente entrou uma nova funcionária…que vive …com me perseguindo com palavras ofensivas. Dos patrões
CurtirCurtir
Namoro uma garota e ela tá grávida de mim, no quinto mês se separamos e o pai dela e advogado, moveu ação contra mim sem ela saber e quando soube n aceitou, a pergunta é ele pode fazer isso?
CurtirCurtir
Fui levar meu filho de dez anos a uma consulta e uma servidora publica o chamou de porco contragendo humilhando si fiz uma ocorrência e fizeram um termo de ajuste e conduta so que nao tenho condicoes de arcar com um advogado e agora o que fsco.
CurtirCurtir
favor me chamar no whatsapp para resolvermos essa questão
(27)992662000
CurtirCurtir
eu trabalho em uma loja e é proibiram a alguns dias para não abri a vitrine para não desarrumar a vitrine, só que eu só tenho dois meses de trabalho e abri para ver se uma chuteira era costurada, e veio outra vendedora [ verterana ] tomou da minha mão com grosseria e guardou e falou que não era pra eu pega mais,
depois foi fala pra supervisora que mim tomou porque eu estava desarrumando sendo que eu nem tinha guardado ainda,
depois veio mim chama pra conversar eu virei as costa e falei que não queria conversa com ela, pois ela mim humilhou na frente do cliente e ainda foi conta pra superviso se passando de certa , como se tinha falado com migo nua boa, eu simplesmente virei as coisa e não quis conversa , ela mim chamou de palhaça, chata , feia , e fedendorenta e ainda disse que ia conta para o gente por, que convêm a ela,
o que eu deve fazer , eu posso processar por maus tratos
CurtirCurtir
favor me chamar no whatsapp para resolvermos essa questão
(27)992662000
CurtirCurtir
Tenhe uma mulher que fica falando que eu uso drogas o que eu faso
CurtirCurtir
Q matéria é bastante esclarecedora e de fácil entendimento. Ajudou muito em minhas pesquisas. Parabéns!
CurtirCurtir
Ao lado de minha casa tem uma vila de casas alugadas. Um dos moradores e sua esposa brigam constantemente falando palavrões em tom muito alto. Um dias destes acordei com os berros da mulher que ofendia uma idosa deficiente física com xingamentos como “sua aleijada”, “sua torta” e os famosos “vai tomar,vai pra” e aí vai. Não houve reação por parte da idosa e quando a questionei no dia seguinte ela me disse que não iria fazer B.O. pois teme por sua integridade física. Posso eu, que tenho toda a gritaria gravada fazer uma denúncia ou até mesmo o B.O.?
CurtirCurtir
Olá, minha filha se separou recentemente e a moça que está com o meu ex genro , além de menor vive dizendo prós quatro ventos que o bebê que minha filha carrega no ventre não é dele e usa palavras de baixo escalão pra ofender e afrontar minha filha, como proceder nesse caso? Vendo que a moça só tem 16 anos.????????
CurtirCurtir
Boa tarde. Estou com problema com alguns adolescentes que jogam bola, acertam meu portão de ferro e esses dias ele até saiu do trilho. Conversei educadamente com eles, porém um que parece ter uns 15 anos, é agressivo e me chamou de “fofoqueira”…. o que faço neste caso? BO? os pais serão responsáveis?
Meu portão está começando a ficar amassado. Obrigada.
CurtirCurtir
…pq COMENTÁRIOS RECENTES (e MEUS) NÃO FORAM ANUNCIADOS!? Burrocracia por acaso.
CurtirCurtir
…ao ver as mensagens/difícil viver em sociedade!
Muitos devem até TER PROVAS (no caso as VÍTIMAS) para possíveis denúncias.
Passo alguns probleminhas: de família, e na minha vizinhança.
De família SEMPRE TIVE. O que tento fazer é ficar na minha e TER O MÍNIMO DE CONTATO.
Já na vizinhança… tenho (ou tinha!) o costume de reclamar de coisas que incomodam (barulho, cheiro de cigarro): convenhamos que vivem em condomínio complicado. Parece que QUANTO MAIS QUEIXAMOS MAIS CONTINUAM.
E fiquei com imagem meio que ruim. Até inventam algumas coisas minhas. EC olhem que está uma MARAVILHA onde moro _ tinha pessoas que COMETIAM CRIMES POIS USAVAM COISAS ILICITAS. E nada foi sanado. Pelo menos se mudaram.
Meu consolo é que COM TAIS PESSOAS QUE ENFRENTO TAIS COISAS SÃO DE COMPLEXO CONVÍVIO. Que sempre deram problemas. Ou faziam comentários denotando sentimentos ruins (como INVEJA). Alias esta pode ocasionar horríveis consequências.
O que estou fazendo: tentar EVITAR AO MÁXIMO TAIS PESSOAS, seguir meu rumo. E quando me mudar (alias meu grande sonho!) JAMAIS RETORNAR AO AMBIENTE. Certamente coisas “piores que faço” ocorrerão ocasionadas por outrem.
CurtirCurtir
boa tarde pessoal eu estava conversando com minha mae sobre um ocorrido e minha irma do meio ligo pra mais velha e disse q eu tava falando mau dele .quando na verdade perguntei oque tava acontecendo com ela .ai essa mais velha achando q eu falava dela me mando assim no zap [sua cadela safada,toma vergonha nessa sua cara antes de falar do meu nome .ninguem te suporta mais aqui.faça um favor e nao venha pra ca ….loka mal amada …eu queia saber c isso é calunia ? e me surgiu um tom de ameaça pra eu nao ir mais na casa dos meus pais …eu queria saber oque posso ta fazendo .pq falaram q isso é calunia e defamação..me ajudem oque eu posso estar fazendo com isso q ela me falo…
CurtirCurtir
A ex do meu amigo fica caluniando ele pra todo. Nos podemos abrir uma ação contra ela
CurtirCurtir
estava saindo com um cara, um dia transamos eu avisei que não estava tomando anticoncepcional, ele entendeu que eu estava tomando, gozou dentro , isso aconteceu num sábado , passou domingo na segunda compramos a pilula do dia seguinte tomei só que na segunda-feira a noite , depois descobri que estava gravida e a pilula não fez efeito, falei para ele ….ele falou que iria assumir, depois me perguntou se eu realmente havia tomado a pilula, falei que sim que havia tomado , só que como ele já tem duas filhas ele ficou falando que já tinha duas filhas e que nao poderia ter outro agora, depois começou a me ofender e ficar falando que eu não tomei a pilula do dia seguinte que se eu tivesse tomado eu não estaria grávida, e dai por diante fica fica tirando a minha paz pelo whatsApp, peço várias vezes para ele pedir o teste de DNA que eu faço numa boa , e pra ele parar de me mandar mensagem, mas não adianta , ele insiste em mandar as coisas, em tirar a minha paz .
ele fala que só esta me perguntando, mas no modo como ele fala as coisas ele simplesmente afirma e esta me ofendendo.
o que eu faço ?
CurtirCurtir
MORO NO MESMO QUNTAL DA FAMILHAS DOR MEU EX MARIDO OS PORTAO DA FRETE SO VIVE ABERTO ELE NAO TRACA E NEI QUER COMSERTA AS FECHADURA TEM COMO EU EMTRA NA JUSTIÇA PARA OBRIGALO A MANTER OS PORTAO TRACADO POR FAVOR ME AJUNDA CORO PERIGO POIS MORO UNA PISTA PERIGOSA SO TEM ASSALTO OBRIGADOS
CurtirCurtir
Se eu chamar um cliente de amor posso ser processado
CurtirCurtir
O sobrinho da minha mulher saiu espalhando prá algumas pessoas que a minha mulher teria abrido uma conta no meu nome no valor de 30 trinta mil reais,sendo que é mentira.Eu tenho isto como calúnia e difamação.
CurtirCurtir
Fui chamada na delegacia fiz uma publicação no meu face mais não sitei o nome da pessoa, aí uma guria achou que era pra ela e fez um b.o contra mim…eu posso pagar por uma coisa q não fiz?
CurtirCurtir
Me ajudem por favor
CurtirCurtir
…o negócio é não ter REDE SOCIAL!
O que há de CRIMES por causa destas/muitas vezes no item ‘status’.
E se não tiveres mais a página não haverá como a algoz processar.
E como chiam por qq coisa.
CurtirCurtir
Não ter REDE SOCIAL ajuda.
Como há crimes por tais/ainda mais no item STATUS.
Assim quem processa não terá provas.
CurtirCurtir
Me ajudem por favor .. publiquei um negócio no meu face mais não citei o nome de ninguém EA pessoa achou que era pra ela e fez
Um b.o contra mim.. posso me encomodar com isso?
CurtirCurtir
Meu vizinho me ofendeu me chamando de velha e a mulher que por causa de invençoes que eu fui na porta de vizinho falar do marido
Ficou com grosseria disse que ja imaginava que eu fiz isso pois tenho ma fama.fiquei triste pois nao to fazendo nada errado .entao?
CurtirCurtir
Posso processar?ou vai ser em vão?
CurtirCurtir
Fui muito humilhada pela contadora da firma aonde trabalho ela sempre me chamou de pobrinha por eu ser a faxineira ja me disse para secar o chão com a lingua etc o que eu faço
CurtirCurtir
Oie:
E a tal algoz ainda trabalha nesta? Pois pode estar fazendo isso com outros tb… Caso preste queixa, junte provas: tipo GRAVAÇÃO. Ou até alguma FILMAGEM. E diga à tal maledeta para antes MOLHAR O CHÃO COM A LINGUA BIFURCADA DELA. Ou que NÃO SUJE O CHÃO COM VENENO.
E suspeitar de quem ‘sobe na vida rapidamente’. O que há de gente que quer PASSAR A PERNA (ou MAIS MEMBROS). Vai que tal acaba DEMITIDA E RETORNA HUMILDE DEPOIS. De pagar para assistir.
Péssimo passar coisas assim. Natureza humana (DESUMANA no caso).
Sucesso,
L.
CurtirCurtir
… olhando as mensagens/chato mesmo _ além de (re)lembrar situações vividas (quem NUNCA PASSOU DEVE SE CONSIDERAR UM PRIVILEGIADO mesmo!).
Algumas dicas: caso quem deseje efetuar queixa, se deve TER PROVAS.
E quando forem sanadas (e tomara) DEIXAR PARA LÁ.
Muitas lembro de situações péssimas que vivi no passado. E algumas + recentemente. Coisa mais incomodante passar por INJURIA. Ainda mais quando NÃO FIZEMOS NADA DE ERRADO.
Não podemos obrigar que outrem pensem bem (ou NORMAL) de nós. Assim como TEMOS O DIREITO DE PENSAR RUIM DE QUEM QUISERMOS. Só não vale prosseguir com planos maquiavélicos onde SE PODE PIORAR A SITUAÇÃO.
E se possível – evitar contato om tais seres; se pudermos DISPENSAR. Uau.
CurtirCurtir
Viver em sociedade… coisa árdua mesmo!
Impossível alguém nunca ter cogitado em SUMIR E FICAR NUM AMBIENTE SEGURO – ou MELHOR; longe de coisas desagradáveis.
Tais coisas existem desde que o mundo é mundo. Só que com o passar do tempo pioraram e como.
Postei alguns comentários até com intuito de DIVIDIR SITUAÇÕES.
Onde talvez o pior seja em CONVIVIO FAMILIAR (alias o que há de postagem aqui).
Tive algumas situações ruins com vizinhos (e quem não tem?!) onde pareceu melhorar. Onde o pior seria a INJUSTIÇA.
Tenho (ou tinha) o hábito de botar bilhetinhos para ‘pararem com hábitos ruins’ (tipo FUMAR E LARGAR O RESTO DE QQ JEITO’).
Aqui no RS talvez a MARCA REGISTRADA seja do TABAGISMO. E quem faz isso se acha. E parece que quanto mais se adverte mais fazem. Creio que CRIANÇAS NEM SÃO ASSIM.
E com familiares nem se fala. Vontade de viver só ou com alguém melhor sobre até.
Sucesso.
CurtirCurtir
O problema é o próprio brasileiro. Avesso às regras morais e sociais, contrário à autoridade, ele é a personificação da própria desorganização.
CurtirCurtir
Parece que aderimos a várias coisas. E ruins.
Além da VIOLENCIA aumentar. Dizem pela PANDEMIA.
CurtirCurtir
PQ ALGUNS COMETÁRIOS (E RESPOSTAS!) N SÃO PUBLICADOS?
CurtirCurtir
Excelente seu trabalho, bem esclarecedor, principalmente para leigos em direito.
CurtirCurtir
…leigos que respondem ou LEIGOS NO GERAL!
CurtirCurtir
Quem paga a polícia?
CurtirCurtir
Fui chamada de fofoqueira sem fazer nada com.a pessoa e ainda me ameaçou.
Posso processar ela?
CurtirCurtir
Se alguém me chamar de vagabunda e eu me sentir ofendida nesse caso eu posso abri um processo contra ela por danos morais
CurtirCurtir
Ue, ignore. Quer arrancar dinheiro? Essa mulherada de hj.
CurtirCurtir
olá fui ofendida sendo chamada de gorda e baleia …o que devo fazer ???
CurtirCurtir
Mau pai fica bravo por coisa que eu saí quando eu votos ele quere mim matar
CurtirCurtir
Uma “amiga” minha mandou fotos pelada para o meu marido, pelo numero comercial dele que estava disponivel no instagram, achamos isso ofensivo! Cabe um processo? Ou devo dar um pau nela e ir embora?
CurtirCurtir
Deixei um pertence meu na casa de uma tia emprestada com um primo meu minha tia com a cabe ruim porque sofre de depressão deu meu pertence pra outro primo ele foi preso porque já tem problemas com a polícia agora está sendo julgado por outros crimes cometidos inclusive esse já foi falado que era meu e que ela deu pra ele mais como eu fiz o boletim de ocorrência porque o objeto era meu mesmo assim ele pode mim processar
CurtirCurtir
Como agir diante de um menor de dezesseis anos que comete calúnia e danos morais á direção de um colégio com 46 anos de existência ?
CurtirCurtir
Estou sendo caluniado por usar drogas na casa da minha cogra o irmão da minha esposa vive trazendo drogados para dentro de casa ameaço meu filho de quinze anos oqe devo jafis boletin de ocorrência mas não deu em nada
fazer com está situação
CurtirCurtir
Eu ofender uma mulher no instagram faz uns 59 semana e ela só veio toma conhecimento do crime agora pós 1 ano e 3 mês será que ela ainda pode entra no processo ainda contra mim por favo alguem mim ajuda to desesperado
CurtirCurtir
E ofensa trocada do nestes termos: depois de entrar no recinto com o dedo em riste em direção ao meu rosto me chamou de moleque. Quando fiquei em pé, não satisfeito, me chamou de moleque, vagabundo e maloqueiro. Daí respondi: posso ser tudo isso que vc está chamando, porém tudo que eu tenho é meu. Não foi comendo veado nem sendo gigolô. As testemunhas do fato comprovam este depoimento. Mas, mesmo assim o cara está me processando. Qual a sua opinião?
CurtirCurtir
Fui chamada de porca como devo ajir
CurtirCurtir
Preciso debum advogado
CurtirCurtir