Tags
ação penal, ação penal pública, ação penal privada, calúnia, crime contra a honra, denunciação caluniosa, difamação, exceção da verdade, injúria, queixa, representação
Introdução
Os crimes contra a honra são, basicamente, a calúnia, a difamação e a injúria, definidos nos artigos 138 a 140 do Código Penal.
Na calúnia, o autor do delito atribui ao ofendido uma conduta que é definida na lei como criminosa. Por exemplo, João, sabendo ser falsa a afirmação, diz que Carla, servidora pública, recebeu dinheiro para acelerar o andamento de um requerimento administrativo. Existe calúnia nesse caso, porque a conduta atribuída por João corresponde ao crime de corrupção passiva.
Na difamação, o agente atribui ao ofendido uma conduta ofensiva à reputação, mas que não corresponde a crime (pois, nesse caso, seria calúnia).
Na injúria, o agente ofende a dignidade ou o decoro do ofendido por qualquer meio. Ocorre, por exemplo, se Júlia se dirige a Luís e o chama de “desonesto, sem vergonha”.
Configuração do crime e intenção de ofender
Em todos os casos, o autor da ofensa deve ter a intenção de ofender, isto é, o ânimo de atingir a honra do ofendido. Não haverá crime se ele tiver mencionado os fatos possivelmente ofensivos com outra finalidade, como ocorre, por exemplo, quando um funcionário público comunica à autoridade competente que alguém pode ter cometido um ato ilícito; quando alguém faz apenas uma brincadeira, sem intenção de ofender; quando alguém precisa defender-se de uma acusação ou quando faz crítica a outra pessoa. Caso especial é o dos jornalistas e pessoas que escrevem críticas na imprensa (inclusive pela internet). Os tribunais costumam entender – com razão – que deve haver maior tolerância à crítica nesses casos, em virtude da garantia constitucional da liberdade de imprensa (artigo 220 da Constituição). Em qualquer caso, tudo dependerá da forma como os fatos sejam ditos, pois, se houver excesso de linguagem, o crime poderá estar configurado.
A caracterização de crime contra a honra muitas vezes depende de avaliação subjetiva e sutil sobre a possível ofensa. As mesmas afirmações podem caracterizar ou não o delito, a depender das palavras e da forma com que foram emitidas. Muitas vezes, a diferença entre o crime e o mero desabafo ou exercício da liberdade de expressão está nos detalhes. As mesmas palavras – e até palavras chulas (os “palavrões”) – podem ser ditas de forma ofensiva ou não e até de maneira carinhosa. Tudo dependerá da relação entre as pessoas, do contexto e do modo como foram ditas.
Para que os crimes de calúnia e difamação se configurem, é necessário que a ofensa chegue ao conhecimento de uma terceira pessoa, além da própria vítima. Se a ofensa for dirigida pelo autor do fato diretamente à vítima e a ninguém mais, não há o crime. Na injúria, a situação é diferente. O crime pode caracterizar-se pela ofensa diretamente à vítima. Será necessário, porém, que a ofensa possa ser provada, pois, do contrário, a investigação resultará inútil e não poderá haver processo criminal capaz de gerar resultado.
Os tribunais brasileiros costumam entender que não ocorre crime contra a honra quando pessoas trocam ofensas durante discussão (é o que se chama de retorsão imediata), mas isso também dependerá do exame das circunstâncias.
Ação penal
A ação penal nos crimes contra a honra, em geral, é de iniciativa privada. O próprio ofendido precisa contratar advogado para ajuizá-la.
A ação cabe ao Ministério Público nos casos em que a ofensa seja feita contra o(a) Presidente da República ou contra chefe de governo estrangeiro. Também caberá ao Ministério Público se for contra funcionário público, por causa de suas funções, e, no caso de injúria, se utilizar elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou com deficiência. Nesses casos, porém, o ofendido precisará manifestar ao Ministério Público sua intenção de que este promova a ação; essa manifestação chama-se tecnicamente de representação. Veja este texto para entender as diferenças entre ação penal pública e privada.
Portanto, nos crimes contra a honra entre particulares, a ação penal é privada e se inicia por meio de uma petição chamada queixa. Esta precisa ser proposta por advogado.
Exceção da verdade
Em alguns casos, apenas nos crimes de calúnia e difamação, o autor da ofensa pode defender-se no processo dizendo que a afirmação é verdadeira. É o que se chama de exceção da verdade. O termo “exceção” significa, aí, uma forma de defesa processual.
Por exemplo: Maria publica na internet texto no qual afirma que João é corrupto. Caso João a processe por calúnia, Maria poderá defender-se por meio da exceção da verdade, na qual procurará provar que João de fato cometeu crime de corrupção. Se conseguir, Maria será absolvida da acusação de crime contra a honra, pois terá provado que sua afirmação sobre o crime de João era verdadeira.
Denunciação caluniosa
Existe um crime assemelhado aos delitos contra a honra, denominado denunciação caluniosa, o qual, na verdade, é considerado pelo Código Penal como crime contra a administração da justiça. Ele ocorre quando alguém, sabendo que uma pessoa é inocente, dá causa a investigação policial, a processo judicial, a investigação administrativa, a inquérito civil ou a ação de improbidade administrativa contra ela, atribuindo-lhe crime.
Ofensas pela internet
Atualmente, sobretudo por causa da interação às vezes inadequada de pessoas em redes sociais, tem sido frequente o cometimento de crimes contra a honra pela internet. Assim como nas ofensas na presença de alguém, também se pode cometer essa espécie de delito pela internet. Da mesma forma, tudo dependerá das circunstâncias específicas em que a ofensa foi proferida e da forma como ocorreu. Caberá ao advogado do ofendido analisar a melhor providência a adotar.
Para saber mais, veja o texto Responsabilidade por ofensas, danos e atos na internet.
O que fazer se você for ofendido
Se alguém cometer crime contra sua honra, é possível ajuizar ação penal contra o ofensor. Se você já possuir as provas do fato e os dados de identificação do ofensor, poderá imediatamente contratar advogado para que analise os fatos e, se for o caso, ajuíze a ação penal. De qualquer modo, caberá a ele examinar as circunstâncias e escolher a melhor alternativa processual.
Se o advogado entender que não há elementos suficientes para promover de imediato a ação penal e que, portanto, será necessário investigação sobre a ofensa, ele poderá registrar boletim de ocorrência ou formular notícia‑crime para que a polícia, por meio de inquérito, esclareça os fatos.
Para saber mais, veja o texto O que fazer se você for vítima de crime.
Ação civil de indenização
Se você for vítima de ofensa, não existe apenas a opção de processar o responsável na esfera criminal. Poderá também ajuizar ação civil de indenização contra ele ou ela.
Na verdade, a indenização pela agressão à honra pode ser fixada pelo juiz na própria ação criminal. Ocorre que as características do processo criminal e a pena baixa fixada na lei para os crimes contra a honra podem tornar a ação penal ineficiente. Em entendimento com seu advogado, poderá concluir que é mais vantajoso promover ação indenizatória em paralelo com a ação criminal ou apenas a primeira.
Prazos
A maioria dos direitos e ações judiciais está limitada a prazos em que podem ser exercidos. No caso de crime contra a honra, o ofendido, se quiser, precisa exercer o direito de queixa no prazo de seis meses do dia em que tomar conhecimento de quem seja o autor da ofensa, de acordo com o artigo 38 do Código de Processo Penal. Se não souber quem é o autor, nesse mesmo prazo precisa comunicar o fato à polícia, para que seja investigado. Após esse prazo, ocorre a decadência do direito de queixa do ofendido.
Se o prazo não for obedecido, não será mais possível promover ação penal pela ofensa. Restará, porém, a possibilidade de ação civil de indenização pelo dano moral. Para essa, o prazo é de três anos da data da ofensa, consoante o artigo 206, § 3.º [o símbolo “§” lê-se como “parágrafo”], inciso V, do Código Civil. Essa norma fixa esse prazo de prescrição para as ações destinadas à reparação civil de danos.
Ofensas em ambiente de trabalho
Às vezes, ofensas são cometidas no local de trabalho, seja em órgãos e entes públicos, seja em empresas particulares. No segundo caso, além das consequências criminais, pode caber também ação de indenização contra a própria empresa pelo dano moral, se a ofensa tiver sido praticada por um representante dela (um gerente, supervisor, diretor etc.). Nesse caso, é necessário procurar o sindicato ou um advogado trabalhista de confiança, para que ele avalie a situação e decida sobre a viabilidade de ação para isso, a ser proposta na Justiça do Trabalho.
Aviso final do autor
Embora seja profissional da área do Direito, legalmente não sou advogado nem posso dar consultoria jurídica. Sou proibido por lei de tratar de situações individuais, pelo fato de ser membro do Ministério Público Federal.
Para analisar situações concretas, é preciso procurar advogado(a) de confiança ou a defensoria pública, se o(a) interessado(a) não tiver recursos e se a defensoria aceitar o caso. Um deles é que poderá avaliar os fatos e orientar sobre a melhor forma de enfrentar o problema.
O diretor da minha escola, tem mania de falar debochando com os alunos, ou até mesmo ah ofendelos porém quando são chamados os responsáveis ele desmente tudo, qual a atitude que posso tomada ?
CurtirCurtir
Boa tarde…..meu nome é Denise. …tenho um cunhado q inferniza a vida da minha família inteira , e agora ele veio com uma conversa q o meu marido ta me traindo e q ele tinha uma prova em um áudio de câmera e disse q eu poderia ir la p ver ……fui atraz ….chegando la não tinha áudio e nem conversa alguma…e ele continua a encher o saco q tem…..o q devo fazer nesse caso?
CurtirCurtir
LEIAM EH IMPORTANTE P MIM….
Tenho uma amiga q está passando por um momento difícil….Bom ela estava morando em joinvilhe acabamos q começamos a nós gostar e então decidimos em viver juntas mas não tínhamos como…. Bom ai meu amigo pedio q ficacemos na casa dele ateh axamos um lugar e serviço para q podenhamos nos manter sozinhas….Bom ai então ele a aconteceu e pediu a ela q por ser meu amigo ele estaria abrindo as portas pra nós eu ela e seu filho de 8 anos q nao éramos pra nós preocupar q ele nos ajudariamos….ai então ela aceitou mas ai ele disse q ela tinha q estar aq em dois dias pra q ela fosse a uma entrevista de emprego e pediu q ja trouxesse sua mudança ela na confiança como bem ele falou q ajudaria veio….Bom mais a coisas mudaram….axo q por ciúmes….ele começou nos cortar td tipo nos deixar sem comida encluindo a criança de 8 anos….e assim foi proibindo a gente a usar suas coisas encluindo cruzinha e lavanderia entre outros a casa virou numa bagunça pq ele sujava td pra q nos limpar….Bom então ele começou a comprar comida soh pra ele comer doces e salgados fazendo com q a criança ficasse soh na vontade….e pra piora saiu falando pra todos vi sonhos donos de lojas entre outros q a moça q estava na casa dele eh vagabunda entre outros….mesmo ele vendo ela sair todos os dias desde manhã a final da tarde atrás de um emprego pra ela ….Bom q seria a parte q ele a prometeu ajudar e não ajudou apenas bom atrapalhou com a difamação q está fazendo….e agora ela e eu e a criança estamos passando por muitas dificuldades ateh mesmo de comida…Bom oq axamos poder dar certo virou num pesadelo por confiar em um homem q se diz de amigo e no fim estamos presa num labirinto…..Bom queria saber se alguém poderia me dar uma ideia do q posso fazer…..????
CurtirCurtir
Boa noite!gostaria de tirar uma divida!minha situacao e a seguinte meu filho foi no mercado e quiz comprar chocolate a caixa disse pra ele que ele não pideria comorar por que todas as moedas dele eram falsas…sabendo da situacao voltei no mercado na mesma hora chegando la foi confirmada que todas as moedas eram verdadeiras e a caixa ainda foi debochada tenho testemunhas
CurtirCurtir
boa noite Dr!ontem estava trabalhando normalmente e uma colega de mesa começou a dar insinuaçoes para me agredir dizer q eu sou uma pessoa cinica e que fico me fazendo de vitima.ela esta gravida e nao fiquei batendo boca com ela fui la e chamei a encarregada,começou a gritar com ela e me agredir perto dela tb,depois foi no banheiro e voltou chorando.qual providencia devo tomar?obrigada!
CurtirCurtir
faço tratamento para depressão a três anos , sou funcionaria publica , por causa da depressão considerada leve tive que me afastar do meu local de trabalho , e hoje trabalho na biblioteca da Escola Infantil da minha cidade , ainda em tratamento com Psiquiatra e Psicóloga hoje fui chamada por uma secretaria da instituição de BIPOLAR oq já esta provado que não sou , me senti envergonhada e humilhada diante das funcionárias que trabalham comigo , estou com vergonha de voltar amanhã ao trabalho pois quando temos esse transtorno tudo fica mais dificil de lidar , estou mal e choro muito por favor que atitude devo tomar ?
CurtirCurtir
Me senti ofendida quando fiz um comentário no Facebook e uma pessoa que não faz parte do meu grupo de amizades,respondeu diretamente a mim, dizendo que era pra eu pedir conta do meu trabalho ( sou funcionária pública Municipal) porque ninguém gosta de mim e que sou sem educação. Cabe processo?
CurtirCurtir
Me senti ofendida quando fiz um comentário no Facebook e uma pessoa que não faz parte do meu grupo de amizades,respondeu diretamente a mim, dizendo que era pra eu pedir conta do meu trabalho ( sou funcionária pública Municipal) porque ninguém gosta de mim e que sou sem educação. Cabe processo ? Quando li fiquei muito chateada. Mesmo porque ninguém nunca me descartou, pelos menos pessoa equilibradas, em serviço público vc tem que ser pulso firme( sou técnica em enfermagem e tenho 20 anos de prestação de serviço público,) senão não conseguimos trabalhar,.mesmo porque também temos direito de nos defenderl. Essa pessoa já nos maltratar inúmeras vezes. É o pior que foi em rede social, To muito chateada e peço orientação. Por Favor.
CurtirCurtir
fizeram uma montagem muito ofensiva comigo, me “depreciando” por causa de meus ideais, me difamando, o que devo fazer nesse caso?
CurtirCurtir
fizeram uma montagem muito ofensiva comigo, me “depreciando” por causa de meus ideais, me difamando, postaram em redes socias as quais não tenho acesso, colocaram como foto de perfil de grupos, porém tenho provas das tais montagens. o que devo fazer nesse caso?
CurtirCurtir
Olá!
Eu fui acusada, caluniada, difamada, agredida verbalmente com palavras de baixo calão e agredida fisicamente, a pessoa também tentou me matar, e me ameaçou várias vezes de várias formas. Eu já tenho um processo contra essa pessoa então fui à uma delegacia próxima da minha casa e prestei queixa contra essa pessoa novamente. Conclui o b.o e o policial me disse que no máximo uns 3 dias chegaria ao fórum como um novo processo. Mais já vai fazer 1 mês olho no site tjpe mais não mostra nenhuma novo processo além do que a pessoa já tem. O outro processo no outro dia já estava no fórum, sei que foi pelo fato do flagrante mais esse novo já vai fazer 1 mês e nada.
O QUE DEVO FAZER??
Por favor me ajudem…
aguardo e já agradeço!
CurtirCurtir
Boa noite me chamo Karoline e a dois meses atrás peguei umas coisas de um rapaz pra vender só que no segundo pagamento tive uns problemas mandei Msg pra ele pra ver a melhor forma de paga-lo mas ele mandou mensagens pra pessoas da minha rede social me procurando feito uma fugitiva coisa que eu Não sou e me chamando de estelionatários eu e o meu marido o que eu devo fazer . Não me sinto bem parecendo uma ladra nunca tive a intenção de enganar ninguém tenho uma filha de 7 meses que depende de nós dois
CurtirCurtir
Olá
Gostaria de saber o que pode acontecer comigo , se eu ir ao ambiente de trabalho do meu pai para receber minha pensão alimentícia, como por lei só pode acionar a justiça após o atrasamento de 3 meses , meu pai todos meses tem costume de atrasar semanas , para fazer graça com minha cara . E ele me ameaça dizendo que se eu for buscar o dinheiro lá , ele irá me processar , porque vou está ofendendo ele . O nosso acordo é registrado na justiça e mesmo assim ele segue atrasando e tenho nenecidades para ser cumpridas com o valor pago com por ele . O que você me recomenda ?
Posso ir no ambiente de serviço dele para buscar o dinheiro ? Sem ocasionar confusão da minha parte , apenas com a pretenção de receber minha pensão .
CurtirCurtir
Olá! Minha mãe conseguiu um empréstimo no banco e tenho uma ex cunhada que antes de se separar do meu irmão pediu emprestado esse dinheiro para minha mãe, sogra dela, dizendo que iria pagar. Dias depois de ter pego esse dinheiro emprestado ela se mudou para outra cidade e não pagou nenhuma parcela do empréstimoe minha mãe nunca cobrou. Acontece que agora anos depois, seu filho mais velho veio me perguntar sobre esse empréstimo. Contei como tudo aconteceu para ele que hoje tem 18 anos. Agora essa ex cunhada disse que como não tenho como provar vai prestar uma queixa crime contra mim. Isso é possível?
CurtirCurtir
Ola!
Estou sendo acusada de falta de etica, por publicar uma noticia onde estou envolvida. No caso fui a vitima e os agressores dizem que agi de mã fé, o que é calunia, ja que não usei nomes e só fiz comentar o fato já que faz parte do meu trabalho. O que posso fazer para me defender?
CurtirCurtir
Oi eu me chamo tacianny e fui vítima direta de ofeca moral;estava em um grupo de politica e falei uma coisa em uma msg que interpretarao mal;pq tbm me expressei mal,;”falei quem foi sabe quem nao foi que se foda”neste dia teve uma reunião fizemos pegurta ao grupo sob os foi dito ninguem respondeu falei uma coisa e falei esta frase;agra oq quiz dizer;foi que foi pra reunião saber das coisas e quem não foi como eu n saberemos de nada!!Só teve pessoas que levaram pra o lado MAL começou a mim ofeder;teve um que se derigiu direto a mim falando “vai se fuder vc Tacianny”qro saber se posso processalo em momento algum troquei ofensas e tenho provas!!
CurtirCurtir
Uma pessoa me mandou insistentemente mensagens via sms me aborrecendo. eu nada respondi nessas mensagens. Cansada de ler tantas agressões, peguei o telefone e liguei. Eu somente queria que meu ex namorado que hoje mora com essa pessoa devolvesse minha chave, não a mim e sim ao vizinho mais próximo, pois não tenho intensão em vê-lo. Ela me respondeu que ele não iria na minha casa devolver nada, pois tinham jogado fora. ela começou a gritar e eu também e assim se sucederam as ofensas, tanto que a chamei de vagabunda e tinha nojo dela. Foi aí que ela enlouquecida me disse que tinha nojo de “macaca” e eu não passava disse. Tentei registrar um BO como racismo, mas o delegado disse que a errada fui eu por te-la chamado de vagabunda e no Primeiro BO a escrivã deliberadamente me descreveu como nega, coisa que só vi no final desse desfecho.
Minha pergunta é: Isso deveria ter sido levado adiante? O delegado disse que se fosse levar em conta faria contra mim e não contra a pessoa que questionei.
CurtirCurtir
Olá bom dia Wellington.Uma senhora de 62 anos me fez ofensas ruins me xingou de tudo quanto é nome no meu local de serviço e me agrediu ,eu só segurei ela ,ainda puxou a faca pra mim e foi preconceituosa comigo por eu ser negra .
Pois ela foi na delegacia abrir um boletim e fez corpo de delito como se eu tivesse acredito ela (isso não aconteceu ) eu tenho ematomas que ela deixou em meu corpo ,agora eu quero entrar com um processo contra ela .O que vc me aconselha
CurtirCurtir
Olá estou sendo acusada por uma ex funcionária da loja que sou gerente por assédio moral fato esse que nao ocorreu . Como faço nesse casa ela trabalhou comigo por seis meses
CurtirCurtir
Bom dia Dr descutindo com minha mulher ameacei de agredi.la ela deu queixa na delegacia.passado dois dias conversando com meu cunhado falei a respeito de uma pessoa que foi a causa da minha discurcao com minha mulher.falei palavras ofencivas a ela sem saber q ela estava ouvindo descutimos e tbm ameacei de agredila na hora da raiva .ela tbm deu quixa.o que pode me acontecer
CurtirCurtir
Bom dia,
pode me auxiliar com uma dúvida sobre um problema ocorrido com minha esposa na semana passada?
Ela trabalhava como sub-gerente de uma grande rede de lojas de de Artigos importados num shopping.
No último dia 10/8, sem nenhum aviso, foi desligada pelo seu gerente imediato com o qual ela havia tendo constantes divergências em relação á questões profissionais.
O problema foi que, mesmo sendo demitida sem justa causa e sem nenhum motivo específico (alegaram apenas reestruturação da empresa), o referido gerente foi para as redes no mesmo dia e realizou o seguinte post:
“Tenho o direito de falar que não gosto de gente que só reclama da vida.
Ninguém é tão coitado que não possa superar as adversidades, por maior que sejam.
O que acontece é que as pessoas preferem se camuflar na preguiça e na incompetência, transferir os erros para outras pessoas.
Isso é feio, ridículo.
Isso é cada dia mais inaceitável no mundo de hoje.
Não é porque não somos bons que não vencemos todas as batalhas, muitas vezes não vencemos não vencemos algumas pois ganhamos uma segunda chance pra não fazer MERDA de novo.
Pronto, falei. e goste quem gostar!” Data 10/08 Instagram
Minha esposa está se sentindo humilhada e apresentando sintomas de depressão.
Mesmo que ela não tenha sido citada diretamente na postagem temos como provar que esta postagem foi direcionada para ela?
CurtirCurtir
Ola doutor!! Minha irmã Postou umas coisas coisas na internet e umas garotas tao pensando que foi com elas,só que minha irmã não sitou nome de ninguém, falam que iam processar ajente .sem ter nem provas .o que eu posso fazer sobre isso?
CurtirCurtir
Mande a resposta pro meu emai:Melo sâmara outlook.com
CurtirCurtir
Melosamara@outlook.com
CurtirCurtir
Bom dia me chamo Clara. Tenho 29 anos. Recentemente tive um relacionamento com um homem casado. Quando ele terminou comigo eu mandei umas mensagens pra mulher dele dizendo q eu tinha o vírus do hiv. O q ñ é verdade. E eu até disse pra ela depois q não era verdade. Mas ela disse q vai me denunciar. O q devo fazer?
CurtirCurtir
Ola minha filha foi vitima de racismo na porta de casa foi chamada de neguinha ccabelo duro gorda e tudo mais ela foi encontrada de cabeca baixo e chorando pelo irmão o irmão chamou a suposta vizinha e disse que racismo e crime no ato a mãe acabava de chegar e foi esclarecido para mãe assim tendo testemunhas a miga no qual a brincava sendo assim como devo proceder desde já obrigado.
CurtirCurtir
Pode resolver essa peça pra mim?
Maria de 34 anos, esteve num comércio farmacêutico para comprar um medicamento, no outro dia ela retornou a farmácia procurando a atendente, pois ao passar na rua foi constrangida por um conhecido falando sobre o medicamento que ela havia comprado
Quais providências Maria pode tomar com relação ao estabelecimento?
CurtirCurtir
Boa noite Wellington saraiva,
Uma cliente foi na loja saber sobre o seu produto que estava em assistencia tecnica, ao relatar que o tecnico detectou que seu produto estava quebrado e que foi causado pelo cliente e devido a isso não passou na garantia, o tecnico enviou o lado tecnico comprovando o caso. A cliente me ofendeu onde a mesma me xingou, me difamou no local de trabalho e dizia que não fazia e não sei de nada, mandou me lascar, e depois tentou me agredir mas que foi impedida pelo gerente. Nesse caso posso processa-la? E qual o procedimento devo tomar?
CurtirCurtir
ONTEM FUI ABORDADO PELA POLICIA EM UM BAIRRO C ALTOS INDICES DE CRIMES. ELES NAO ACHARAM NADA COMIGO, MAS DEVIDO AO fato de eu nao morar no local eles falaram q eu tinha ido comprar drogas e disseram q iriam falar p o meu chefe no meu serviço, disseram q poderiam ate mandar uma carta p ele. ELES PODEM FAZER ISSO P TENTAR ME FERRAR??? TRABALHO NO SAMU.
CurtirCurtir
se o patrao dizer em minha frente que no terreno que comprou para ampliar o mercado, vai fazer um galinheiro, está insinuando o que com isso? que vai por a filha e a mulher dele la, ou eu que sou funcionaria e estava na frente dele enquanto ele conversava com um vendedor?
CurtirCurtir
Meu Nome E Clenilson… Esses Dias fui Olhar Uma Jangada De Pesca Do Meu Pai Mais Meu Irmao de Moto Os 2 De Menores… Ele Ia Levando A Moto Quando Agente Tava Em Um Certo Lugar A Viatura Vinha, Como Agente Numca Tinha Passado Por Esse Processo Eu Olhei Pra Traz, Acho Q Eles Tiveram Uma Visão Suspeita ! daí Então Eles Ligaram A Sirene E Nois Na Frente Bem De Vagar A 20km Por Ai,
Então Como Agente Nunca Tinha Passado Por Isso Pensamos Q Eles Só queria Ultrapassa Agente,Mais Não!
Lá Na Frente,Eles Pararam Agente Apontando Um Fuzil Na Minha Cara Chamando Agente De Vagabundo,Sei Q Agente Estava Errado Em Tá De Menor Em Uma Moto Mais Sou Trabalhador E Filho de Um Homen De Honra E Trabalhador…
Fizemos Todos Os Procedimentos Q Eles Pediram, na Hora Q Ele Veio Faser A Revista Se Eu Estava Com Alguam Coisa Eu Com A Mão Na Cabeça Ele Pegou Nos Cabelo E Continuou E Procura E Então Não Achou Nd… Nessa Momento Na Minha Opinião Ele Tá Errado… E Ainda Mandou Agente Ajudar O Polícial Colocar A Moto Pra Cima Da Viatura, queria Saber Oq Posso Faser Contra Esse Policial!
Tenho 16 Anos
Moro Em Icapuí-Ce
Aguado Sua Resposta ! Obg
CurtirCurtir
Bom dia Dr Wellington.
Tenho duas perguntas.
Pode uma pessoa mover uma ação penal contra outra uma pessoa, que a expôs ao publico de maneira vexatória, sem direito a defesa?
Pode também, ser movido ação contra alguém que mostrou conversas de um celular ao publico, expondo um pai de família a julgamentos homofóbicos?
CurtirCurtir
uma pessoa fez uma brimcadeida se mal gosto comigo, assim falando pra outras pessoas em minha presença, me difamando e fazemdo as pessoas rirem de mim. o que devo fazer? posso processar?
CurtirCurtir
Dignissímo Dr. Wellington Saraiva,
Fui vítima de crime de injúria por mensagem privada em rede social. A parte envolvida é americana residente nos Estados Unidos. Ja prestei queixa de injúria através de B.O e reuni provas impressas da injúria. No entanto, minha intenção é ajuizar ação civil indenizatória. quero me informar como proceder no caso da parte resider fora do Brasil
CurtirCurtir
Oi Boa noite, sou estagiária e trabalho numa creche e estou sendo acusada de algo que não fiz, pois essa pessoa que me acusou não tem provas e desconfio que foi minha companheira de trabalho, o que devo fazer pois fui chamada para assinar uma ata, só que não assinei porque não fiz o que me acusaram, por favor o que devo fazer?
CurtirCurtir
bom dia,
Tem alguns colegas do trabalho que estão fazendo de tudo para que eu seja demitida, fazendo intrigas e fofocas, sendo assim impossivel estar em um ambiente de trabalho nesta situação, agora a funcionário e um dos socios estão espalhando que irei me casar virgem, por opção minha, e religião. Isso pode dar um processo? Aguardo. Grata.
CurtirCurtir
Durante um encontro com meu advogado e eu advogado do meu ex marido com meu ex, para fazer um acordo de bens, fiqui um pouco sozinha com meu advogado para conversar, asim que os dois voltaram a sala, o advogado do meu ex perguntou e dai, meu advogado disse a Isabel (. Eu ) quer que José meu ex dóe os bems só pra ela, folou asim pra me deboxar, e ficou contra mim todo o tempo, paracia posoido, daí depois de uma hora pediu desculpas pela atitude dele, que dizer sobre iso
CurtirCurtir
Amigo uma pessoa teve um problema,comigo mas nao a ofendi,passado alguns dias esteve em casas de pessoas q convive comigo,mim ofendeu tirou fotos do meu facebook para queimar minha moral com as pessoas,e por ultimo postou um comentário mim ofendendo,e por ultimo disse que era para um safado ver,o que faço?
CurtirCurtir
A 30 anos atrás fui tira minha primeira carteira de identidade com o meu pai e meu irmão chegando lá o homem pedio ptlra o meu pai tira uma xeros da minha certidão meu pai saio e foi retira. A Xero neste intervalo o homem me ulminho me chingo fui chamado de tantas coisa absurdas e minha ofenderao muito profundamente até hj nunca vo esquece esse umilhacao de um homem dentro de uma delegacia pra servi o cidadão de bem pra tal hora ser ulmilhado e chingado
CurtirCurtir
olá, boa noite! meu nome é Claúdio Monteiro e tenho 18 anos…
fui acusado de pegar um celular de uma colega de escola na sala, e ela diz ter filmagem fazendo um movimento sobre suspeita, mas o que houve é que ela está mentindo dizendo que eu peguei o celular dela ao ser que esse celular nem existe na filmagem, e ela quer me prejudicar nessa filmagem dizendo que eu que roubei esse objeto, mas na verdade eu fiz um movimento pegando o meu celular do bolso e colocando na mochila e ela pensa que nesse movimento eu que fui o culpado desse roubo, o que devo fazer pra sair dessa?
“não vou levar culpa em uma coisa que eu não fiz”
desde já obrigado…
CurtirCurtir
Falei em.um email q a empresa só sabe encher o bolso isso caracteriza calúnia ou algum tipo de ofensa ?? Pode ocorrer um processo contra mim?
CurtirCurtir
Não sei se posso obter a resposta aqui!!! Mas moro em um apartamento!! E tenho um filho de 8 anos e uma Folha de 1 ano e 8 meses!!! E de vez enquando ela acorda durante a madrugada querendo mamar!!! Agora fiquei sabendo que o síndico do prédio anda falando mal dos meus filhos por que está encomodado com o choro da minha filha!!! Eu entendo que ela é apenas uma criança e que ele deve entender!!! Não temos culpa se ela acorsa chorando durante a noite!!! Gostaria de saber que medidas dentro da lei posso mover contra ele por este ato!!! Estou me sentindo muito constrangido e com minha moral afetada!!! Pois nunca fui na porta dele nem sequer pedir um pacote de fralda pra ele estar falando dos meus filhos!!! Obrigado
CurtirCurtir
Primeiramente, queria agradecer-te por essas explicações, por fim, estou presentindo um problema com um individuo no instituto federal em que eu estudo, pois eu irei participar de uma jornada academica de tecnologia do meu campus, e o mesmo ja se pos disposto a dizer que meu projeto é uma farsa e que eu copiei ele de outra pessoa, a feira será daqui 20 dias, e a ultima coisa que eu queria seria esse individuo atrapalhando a apresentação com esse tipo de atitude, possuo provas de que foi eu quem desenhei e executei o projeto, desde seu inicio até sua conclusão, por fim, queria saber a respeito de como proceder, caso essa infelicidade venha a acontecer, muito obrigado, tenha uma boa noite!
CurtirCurtir
Olá, boa tarde! Recentemente fui agredida pelo meu ex namorado. Revidei a agressão de imediato,com legitima defesa. Fui na DEAM(delegacia da mulher), e fiz um B.O e tbm fiz exames de corpo delito.Gostaria de saber, se caso eu exponha essa situação no Facebook, poderei ser processada por ele???Lembrando que ele tbm foi fazer corpo delito eme denunciou tbm por agressão
CurtirCurtir
Eu tenho uma vizinha que esta falando uma coisa sobre mim que não é verdade. O filho dela dormiu na minha casa mas em cama separada e eu tenho provas que não rolou nada, mas a mãe dele esta falando por ai que eu e ele foi para os finalmentes e ainda esta me difamado por ai, fora que o que ela esta falando é mentira, eu posso processar ela por qual crime por favor?
CurtirCurtir
Tomei um feedback da pessoa que diz ser minha chefe, no meio da conversa ela Gritou comigo e me chamou de “CRIATURA” ! Posso abrir algum b.o contra ela? porque eu acho que isso foi uma ofensa.
CurtirCurtir
Boa tarde!!Sou funcionária pública e fiz um comentário com meu supervisor sobre um ato errado do meu colega de trabalho,ele comentou com outro funcionário e tenho medo de isso virar uma bola de neve.Gostaria de saber se meu colega de trabalho pode querer me processar por ter falado tal situação, já que tenho como prova só uma testemunha ocular.
Obrigada!!!
CurtirCurtir
Alguém da minha própria família espalhou algo que fiz em minha adolescência que hoje tenho vergonha e que acabou criando uma expectativa falsa nas pessoas e agora elas estão pressionando de forma indireta para que eu assuma que sou homossexual, nunca falam isso diretamente a mim mas criam situações para me sentir pressionado, na suposição de que estou ciente de tudo o que falaram sobre mim, mas finjo que não sei para não me expor ao ridículo. Que crime configura isso? Mesmo que eu tenha direito a alguma coisa tenho medo de entrar com ação e perder o emprego de servidor público. Até comentam em me punir por pressão psicológica, sendo que eu é que fui e ainda sou submetido a uma forte pressão psicológica. Temo que se não entrar com a ação, eles, preocupados com o que fizeram comigo, tentem todas as formas de me induzirem a cometer algum ato que me force a ser demitido.
CurtirCurtir
Olá Wellington, tudo bem?
Estou com uma dúvida e gostaria que me ajudasse a sana-la, se possível:
Um homem que comete um ato verbal machistas(ofendendo as mulheres presentes), se houver provas desse ato,poderá ser processado por isso?
CurtirCurtir
Olá Wellington
É possível a difamação de alguém por agente sem credibilidade?
CurtirCurtir
Boa noite Wellington Saraiva.
Fui acusada de estar com homem casado ontem a noite, quando na verdade estava em casa cuidando da minha filha que está doente. Fui hoje na delegacia fiz um bo contra a cunhada e a sogra dele. mas minha cidade no momento está sem delegado, provavelmente vão mandar elas me pedir desculpas, mas quero processá-las por calúnia difamação e injúria. Como posso fazer pra ir à frente, devo ir em outra cidade que tenha delegado prestar outro BO ou ver algum advogado?
CurtirCurtir
A ex mulher do meu marido me oferdeu me chamando de prostituta e tambem chamou meu marido de gigolo o que eu devo fazer….
CurtirCurtir