Tags
ação penal, ação penal pública, ação penal privada, calúnia, crime contra a honra, denunciação caluniosa, difamação, exceção da verdade, injúria, queixa, representação
Introdução
Os crimes contra a honra são, basicamente, a calúnia, a difamação e a injúria, definidos nos artigos 138 a 140 do Código Penal.
Na calúnia, o autor do delito atribui ao ofendido uma conduta que é definida na lei como criminosa. Por exemplo, João, sabendo ser falsa a afirmação, diz que Carla, servidora pública, recebeu dinheiro para acelerar o andamento de um requerimento administrativo. Existe calúnia nesse caso, porque a conduta atribuída por João corresponde ao crime de corrupção passiva.
Na difamação, o agente atribui ao ofendido uma conduta ofensiva à reputação, mas que não corresponde a crime (pois, nesse caso, seria calúnia).
Na injúria, o agente ofende a dignidade ou o decoro do ofendido por qualquer meio. Ocorre, por exemplo, se Júlia se dirige a Luís e o chama de “desonesto, sem vergonha”.
Configuração do crime e intenção de ofender
Em todos os casos, o autor da ofensa deve ter a intenção de ofender, isto é, o ânimo de atingir a honra do ofendido. Não haverá crime se ele tiver mencionado os fatos possivelmente ofensivos com outra finalidade, como ocorre, por exemplo, quando um funcionário público comunica à autoridade competente que alguém pode ter cometido um ato ilícito; quando alguém faz apenas uma brincadeira, sem intenção de ofender; quando alguém precisa defender-se de uma acusação ou quando faz crítica a outra pessoa. Caso especial é o dos jornalistas e pessoas que escrevem críticas na imprensa (inclusive pela internet). Os tribunais costumam entender – com razão – que deve haver maior tolerância à crítica nesses casos, em virtude da garantia constitucional da liberdade de imprensa (artigo 220 da Constituição). Em qualquer caso, tudo dependerá da forma como os fatos sejam ditos, pois, se houver excesso de linguagem, o crime poderá estar configurado.
A caracterização de crime contra a honra muitas vezes depende de avaliação subjetiva e sutil sobre a possível ofensa. As mesmas afirmações podem caracterizar ou não o delito, a depender das palavras e da forma com que foram emitidas. Muitas vezes, a diferença entre o crime e o mero desabafo ou exercício da liberdade de expressão está nos detalhes. As mesmas palavras – e até palavras chulas (os “palavrões”) – podem ser ditas de forma ofensiva ou não e até de maneira carinhosa. Tudo dependerá da relação entre as pessoas, do contexto e do modo como foram ditas.
Para que os crimes de calúnia e difamação se configurem, é necessário que a ofensa chegue ao conhecimento de uma terceira pessoa, além da própria vítima. Se a ofensa for dirigida pelo autor do fato diretamente à vítima e a ninguém mais, não há o crime. Na injúria, a situação é diferente. O crime pode caracterizar-se pela ofensa diretamente à vítima. Será necessário, porém, que a ofensa possa ser provada, pois, do contrário, a investigação resultará inútil e não poderá haver processo criminal capaz de gerar resultado.
Os tribunais brasileiros costumam entender que não ocorre crime contra a honra quando pessoas trocam ofensas durante discussão (é o que se chama de retorsão imediata), mas isso também dependerá do exame das circunstâncias.
Ação penal
A ação penal nos crimes contra a honra, em geral, é de iniciativa privada. O próprio ofendido precisa contratar advogado para ajuizá-la.
A ação cabe ao Ministério Público nos casos em que a ofensa seja feita contra o(a) Presidente da República ou contra chefe de governo estrangeiro. Também caberá ao Ministério Público se for contra funcionário público, por causa de suas funções, e, no caso de injúria, se utilizar elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou condição de pessoa idosa ou com deficiência. Nesses casos, porém, o ofendido precisará manifestar ao Ministério Público sua intenção de que este promova a ação; essa manifestação chama-se tecnicamente de representação. Veja este texto para entender as diferenças entre ação penal pública e privada.
Portanto, nos crimes contra a honra entre particulares, a ação penal é privada e se inicia por meio de uma petição chamada queixa. Esta precisa ser proposta por advogado.
Exceção da verdade
Em alguns casos, apenas nos crimes de calúnia e difamação, o autor da ofensa pode defender-se no processo dizendo que a afirmação é verdadeira. É o que se chama de exceção da verdade. O termo “exceção” significa, aí, uma forma de defesa processual.
Por exemplo: Maria publica na internet texto no qual afirma que João é corrupto. Caso João a processe por calúnia, Maria poderá defender-se por meio da exceção da verdade, na qual procurará provar que João de fato cometeu crime de corrupção. Se conseguir, Maria será absolvida da acusação de crime contra a honra, pois terá provado que sua afirmação sobre o crime de João era verdadeira.
Denunciação caluniosa
Existe um crime assemelhado aos delitos contra a honra, denominado denunciação caluniosa, o qual, na verdade, é considerado pelo Código Penal como crime contra a administração da justiça. Ele ocorre quando alguém, sabendo que uma pessoa é inocente, dá causa a investigação policial, a processo judicial, a investigação administrativa, a inquérito civil ou a ação de improbidade administrativa contra ela, atribuindo-lhe crime.
Ofensas pela internet
Atualmente, sobretudo por causa da interação às vezes inadequada de pessoas em redes sociais, tem sido frequente o cometimento de crimes contra a honra pela internet. Assim como nas ofensas na presença de alguém, também se pode cometer essa espécie de delito pela internet. Da mesma forma, tudo dependerá das circunstâncias específicas em que a ofensa foi proferida e da forma como ocorreu. Caberá ao advogado do ofendido analisar a melhor providência a adotar.
Para saber mais, veja o texto Responsabilidade por ofensas, danos e atos na internet.
O que fazer se você for ofendido
Se alguém cometer crime contra sua honra, é possível ajuizar ação penal contra o ofensor. Se você já possuir as provas do fato e os dados de identificação do ofensor, poderá imediatamente contratar advogado para que analise os fatos e, se for o caso, ajuíze a ação penal. De qualquer modo, caberá a ele examinar as circunstâncias e escolher a melhor alternativa processual.
Se o advogado entender que não há elementos suficientes para promover de imediato a ação penal e que, portanto, será necessário investigação sobre a ofensa, ele poderá registrar boletim de ocorrência ou formular notícia‑crime para que a polícia, por meio de inquérito, esclareça os fatos.
Para saber mais, veja o texto O que fazer se você for vítima de crime.
Ação civil de indenização
Se você for vítima de ofensa, não existe apenas a opção de processar o responsável na esfera criminal. Poderá também ajuizar ação civil de indenização contra ele ou ela.
Na verdade, a indenização pela agressão à honra pode ser fixada pelo juiz na própria ação criminal. Ocorre que as características do processo criminal e a pena baixa fixada na lei para os crimes contra a honra podem tornar a ação penal ineficiente. Em entendimento com seu advogado, poderá concluir que é mais vantajoso promover ação indenizatória em paralelo com a ação criminal ou apenas a primeira.
Prazos
A maioria dos direitos e ações judiciais está limitada a prazos em que podem ser exercidos. No caso de crime contra a honra, o ofendido, se quiser, precisa exercer o direito de queixa no prazo de seis meses do dia em que tomar conhecimento de quem seja o autor da ofensa, de acordo com o artigo 38 do Código de Processo Penal. Se não souber quem é o autor, nesse mesmo prazo precisa comunicar o fato à polícia, para que seja investigado. Após esse prazo, ocorre a decadência do direito de queixa do ofendido.
Se o prazo não for obedecido, não será mais possível promover ação penal pela ofensa. Restará, porém, a possibilidade de ação civil de indenização pelo dano moral. Para essa, o prazo é de três anos da data da ofensa, consoante o artigo 206, § 3.º [o símbolo “§” lê-se como “parágrafo”], inciso V, do Código Civil. Essa norma fixa esse prazo de prescrição para as ações destinadas à reparação civil de danos.
Ofensas em ambiente de trabalho
Às vezes, ofensas são cometidas no local de trabalho, seja em órgãos e entes públicos, seja em empresas particulares. No segundo caso, além das consequências criminais, pode caber também ação de indenização contra a própria empresa pelo dano moral, se a ofensa tiver sido praticada por um representante dela (um gerente, supervisor, diretor etc.). Nesse caso, é necessário procurar o sindicato ou um advogado trabalhista de confiança, para que ele avalie a situação e decida sobre a viabilidade de ação para isso, a ser proposta na Justiça do Trabalho.
Aviso final do autor
Embora seja profissional da área do Direito, legalmente não sou advogado nem posso dar consultoria jurídica. Sou proibido por lei de tratar de situações individuais, pelo fato de ser membro do Ministério Público Federal.
Para analisar situações concretas, é preciso procurar advogado(a) de confiança ou a defensoria pública, se o(a) interessado(a) não tiver recursos e se a defensoria aceitar o caso. Um deles é que poderá avaliar os fatos e orientar sobre a melhor forma de enfrentar o problema.
Eu morava em uma casa de aluguel não tinha contrato e a mulher me pediu pra sai disse que se eu não saise jogaria minhas coisas na rua e me deu o prazo de 4 dias oque posso fazer
CurtirCurtir
Ela não pode colocar suas coisas na rua pois ela comete crime exercício arbitrário das próprias razões, previsto no art. 345 do Código Penal, com pena de detenção, de quinze dias a um mês, ou multa, além da pena correspondente à violência praticada.
CurtirCurtir
Recebi injúria de uma parente que alega que eu risquei o carro dela.
Moramos no mesmo quintal, mas não temos contato uma com a outra.
Eu estudo e trabalho e não tenho tempo para ter inveja de ninguém. Gostaria de saber como posso proceder para este caso.
CurtirCurtir
Tenho uma empresa unica de refrigeração da cidade de Marília. Não prejudiquei, mas como minha oficina tem 4 anos de abertura, acabei causando inveja. Mas posso explicar o que ocorrei. Mas há pessoas difamando meu trabalho por outros problemas.
Tenho que entra com ação várias em relação a isso. Minha é exemplo de seriedade e não admito tais cometarios.
CurtirCurtir
ALGUEM CONHECE FARLEY BELARMINO ESSE HOMEM PERSEGUE MINHA FAMILIA MENTALMENTE E QUER PROVAR QUE SOMOS LOUCOS ele bate papo mais eu alguem chama a policia meu endereço é av Maria aparecida 924 bela vista capitao enéas e me ameaça de morte
CurtirCurtir
o irmão do meu esposo abril um processo contra meu esposo por danos morais porque ñ deixamos ele fazer a casa dele ensima da nossa termos uma corbertura ele queria ultilizar a nossa cobertura fazer a casa dele agora ele pede uma idenização por termos negado sera que meu esposo vai ter que indeniza o poprio irmão ja que a casa e nossa quem fez foi meu esposo mas o terreno e dos pais
CurtirCurtir
Oi , pelo facebook uma mulher me chamo de gorda e cabelo duro … oque posso fazer nessa situação ?
CurtirCurtir
Olá,boa noite! Sou deficiênte auditivo e fui chamada de surda por mensagem do Whatsapp pelo ex-namorado com ofensas falando assim,você tem problema metal é?Além de surda tem um problema cabeça? Sem eu falar nada com ele..Devo processa-lo?Obrigado!
CurtirCurtir
Olá,boa noite! Sou deficiênte auditivo e fui chamada de surda por mensagem do Whatsapp pelo ex-namorado com ofensas falando assim,você tem problema metal é?Além de surda tem um problema na cabeça? Sem eu falar nada com ele..Devo processa-lo?Obrigado!
CurtirCurtir
oi gostaria de uma ajuda eu recebi uma entimaçao que estou sendo prosesada por uma mulher que tem uma lojinha no mesmo meu bairro sem firma registrada e sem comsulta a o spc e so com ficha e nem ficou com nem um documento meu e eu me apertei e a minha falecida sogra disse que ia pagar para mim a comta e 95 reais e a minha sogra acabou falessendo e eu nao fiquei sabendo se ela pagou ou nao ai oje eu cheguei em casa e tinha uma entimasao para mim me apresentar posso prossesar com deflamaçao
CurtirCurtir
Ola. Tenho um visinho que ultimamente para me prejudicar tem levantado falças acusaçoes sobre minha pessoa na visinhança. Diz que eu agrido minha namorada e que so ele viu, diz que sou um vagabundo etc. E alguns visinhos me trouxeram esses fatos. O que posso fazer.
CurtirCurtir
Bom dia ! Gostaria de saber como faço pra prestar queixa, sobre uma pessoa que tem me ameaçando via SMS a fazer eu perde o emprego… indo ate meu trabalho fazer gritaria ,me xingando .. isso td pq ela n aceita amizade q tenho com um amigo… e ela não é nada dele nem minha…. só quero paz , que essa mulher fique longe de min
CurtirCurtir
Olá Dr. Wellington!
No caso de um conjunto de pessoas que, em um grupo de what’s app (criado para fins de unir colegas em tempo de colégio), vêm a brincar e, assim, “ofender” alguém que não esteja nesse mesmo grupo, e uma destas pessoas tire prints e repasse estes prints para a pessoa que sofreu injúria, será considerado como meios de provas em um processo judicial, já que a pessoa ‘injuriada’ não estava no grupo ou poderia ser considerado em juízo como uma prova ilegal? Poderia ser tipificado como injúria ou difamação, mesmo sendo em um grupo fechado, não criado para os fins de ofender nem denegrir ninguém?
Grata desde já.
CurtirCurtir
Um colega de classe em um áudio pela internet chamou todos os componentes do grupo de “bostinhas” o que se faz diante disto?
CurtirCurtir
Uma pessoa ficou me devendo 400 reias então postei fotos do perfil da pessoa em uma rede social e a chamei de caloteira. Tenho todas as conversas, cobranças etc. Não trabalho e tenho 2 crianças pequenas. Se por acaso ela me processar de quanto é a indenização? E se eu não tiver como pagar oque acontece? Vou ser presa?por quanto tempo?
CurtirCurtir
Uma pessoa anda difamando meu trabalho pra os meus clientes oque posso fazer meus cliente não quero ser testimunha posso grava cm um célula como prova perante o juiz
CurtirCurtir
BOA TARDE!
Eu fui alvo de calunia por meio da internet, fiz um print da pagina e fui ate um a delegacia fazer um boletim porem não quero dar entrada no processo por agora, o que acontece se eu não levar este caso adiante?
CurtirCurtir
Oi meu nome é Felipe minha vizinha me chamo de filho da pu… Consigo colocar ela na justiça.
CurtirCurtir
agredi fisicamente duas pessoas, uma dela é a mulher do meu sogro, agredi ela porque ela esta colocando meu sogro contra minhas filhas e falando mal delas.proibindo do avô ver as netas, fiquei tão sentida de ver minhas filhas querendo o avô e essa mulher proibindo ele de vê-las. eles estavam fazendo pouco caso delas e falando baixaria de minhas filhas, não aguentei e bate nela e no amante dela dentro do bar. agora ela e meu sogro falou que ira me processar por agressão. o que devo fazer?
CurtirCurtir
Ola!
fui humilhada por um professor na frente dos meus colegas…. Entenda meu caso.
peguei DP com esse professor, no ano posterior fiz um bimestre e tranquei. esse ano novamente tenho aula com ele, pois tenho que eliminar a matéria.
No laboratório o professor pediu para que procurássemos um um osso que ele estava dando exemplo, mas no nosso corpo, ele se aproximou de mim e falou que eu não precisava procurar… que fazia três anos que estava procurando. fiquei vermelha…. e tranquei novamente minha faculdade por causa desse professor. Quais são meu direitos???
CurtirCurtir
Boa tarde
Prezado Dr. Wellington
Minha noiva é sócia de um let shop, ela presta serviços de banho e tosa.
Um tempo atrás a irmã e a cliente acusaram a tosadora, minha noiva, de ter amarrado um laço na orelha da cachorra o qual teve que fazer uma pequena cirurgia na ponta da orelha.
Na época minha noiva pagou essa cirurgia porque a dona disse que não tinha dinheiro. Quando pediu o reembolsa, elas negaram e disseram que não iria pagar porque a culpa tinha sido da tosadora.
Alguns meses depois elas cliente e sua irmã trouxeram o gato r um cachorra, para tomar banho r fazer a tosa.minha noiva por estar insegura e ter sido avisada de algo que não tinha cometido recusou prestar serviço para elas.
Nesta caso ela poderá ser processada? Ou neste caso é uma justificativa válida para recusar?
Desde já agradeço
CurtirCurtir
Olá , poderia tirar uma duvida ? Posso processar alguém sem evidencias concretas? Pois a pessoa espalhou comentários desagradáveis ao meu respeito e isso está danificando meu psicológico.
CurtirCurtir
Meus cachorros choram quando estão sozinhos, mudamos de casa recentemente e estão se adaptando. Mas os vizinhos (moramos em apartamento) nos acusaram de maus tratos….
Com o laudo demonstrando a saúde dos meus animais, posso processar os acusadores por calunia? O problema é que aparentemente as denuncias foram anonimas (apesar de sabermos quem foi que denunciou, não tenho provas concretas)… Mas, não seria de meu direito, após provar que meus animais tem saúde e são felizes, saber quem denunciou?
Meus cachorros não vão parar de chorar de um dia pro outro, o processo de adaptação pode demorado, e se voltarem a me denunciar?
Ficamos bastante ofendidos, pois nossas vidas giram em torno dos nossos cachorros, que são parte de nossa família, portanto para nós, essa é uma acusação gravíssima.
CurtirCurtir
Dr. Wellington, por favor me esclarece esse caso se puder me ajudar, a alguns meses 2 vizinhos começaram a me caluniar e difamar, nunca revidei, porem as agressões verbais continuaram, falam que eu fico falando deles, que invento mentiras a respeito da vida deles, que fico falando q eles ficam bisbilhotando minha casa etc ( detalhe e que nunca conversei com tais vizinhos, nunca trocamos nem um simples bom dia), no entanto depois dessas agressões verbais ( eles ficam falando alto em frente ao portão da casa deles, coisas sobre minha vida, e até mesmo coisas a questao da minha vida financeira ( acredito que eles ou apenas 1 deles fique realmente bisbilhotando aqui em casa, pois até mesmo sobre o quanto eu ganho já escutei eles falando e debochando), acontece que as vezes comentamos tais fatos tipo que nao aguentamos mais essas provocações, o pq dessas agressoes gratuitas, que vamos na policia etc, agora eles querem usar essas coisas que falamos dentro de casa contra agente dizendo que estou ameaçando eles, que um deles escutou eu falando que vou na casa desse outro vizinho e vou bater nele etc… coisas que nunca falei, mesmo dentro de casa com portas fechadas ! aparentemente um deles vem gravando conversas que temos aqui dentro de casa, mais nao sao coisas a respeito deles, e sim da nossa vida cotidiana, problemas familiares etc. nao sei mais o que fazer. Nesse caso isso pode acabar em juizo e ainda eu sair como o culpado??
CurtirCurtir
hj um policial militar mi ofendeu no meu trabalho como si ele fosse superior a todos, mi senti ofendida e humilhada fui ate a policia civil e fiz um b.o contra ele pois eu estava em horario de trabalho perto de outras pessoas ainda mais que trabalho em um hospital.
CurtirCurtir
O que eu devo fazer quando uma pessoa acha que eu estou dando em cima do namorado dela e me chama de piranha de vadia o que eu devo fazer???
CurtirCurtir
Boa Noite
Gostaria de saber quais sao os procedimentos que devo tomar, bom me estao mandando.menssagens pelo facebook privadas e fazendo facebook falso.e.flando.coisas desagradaveis por causa do meu ex, nao sei quem estava fazendo isso, e tambem me.mandao menssagena pelo whatzap com.numeros desconhecidos me difamando e caluniando mais atualmenre moro nos Eatados Unidos posso fazer uma procuracao e meu advogado tomar as providencias necessarias? Ou fazer um boletim de ocorrencia?ou como devo proceder porque ja esta um encomodo horrivel e esta afetando minha saude.
Obrigada
CurtirCurtir
Preciso que mi ajude! ontem sofre uma humilhaçao aqui no meu trabalho por parte de um policial militar, que mi ameaçou e cutucou meu braço com uma caneta com força dissendo ”fica esperto comigo” ”fica esperta pq estou de olho em vc” mi senti a pior pessoa do mundo isso pq meu marido esta preso! eu trabalho na parte de auxiliar admistrativo do hospital i ele fez isso perto de outras pessoas, quero saber si pq meu marido esta preso isso da o direito de um pm mi ofender no meu trabalho perante pacientes e funcionarios! mi responda pf oq devo fz pq fiz um b.o contra ele.
CurtirCurtir
pf mi responda
CurtirCurtir
oii Boa tarde ,eu devia a uma empresa e ja se passaram 6 anos e ai pedi os serviços dela novamente mais a empresa esta com outro nome me prestaram serviço mais estou processando ela por causa da qualidade desse serviço; ela pode me cobrar essa divida anterior nesse meu processo?
CurtirCurtir
boa tarde!!estou passando por uma situaçao complicada.morei junto com o pai da minha filha por 6 meses ,nesse periodo ele se envolveu com uma mulher e nos separamos.agora dps de quase 4 anos reatamos. so que essa mulher n aceita ja me chamou de doente ,q tenho disturbios,q n sou uma boa mae ,q sou piranha e outras coisas .isso me ofendeu muito,pq eu nao sou nada disso .estou muito chateada .voce pode me ajudar?obgd
CurtirCurtir
Bom Dia….
Gostaria de tirar uma duvida..,
Os parentes de um acusado, já cumprindo pena pode entrar uma ação de difamação, calunia…, contra suposta vitima que acusou….
CurtirCurtir
A minha vizinha por duas vezes xingou meu filho com nomes pesado ele tem apenas 5 anos que tipo de processo posso entrar contra ela. Por favor alguém pode me orientar .obrigada
CurtirCurtir
Fui ofendida pro uma garota de programa,a quem meu marido saiu, pois me chamou de burra e corna mansa,é cabeça de merda,por WhatsApp tempo prova ,só quero saber o que faço, me sinto humilhada , até depreciava ando ,fico aguardando a resposta
CurtirCurtir
Fui ovendida por uma comerciante de safada e surda isso e crime
CurtirCurtir
Boa noite.. recebi uma nota falsa de 100.00 em trabalho.. tenho certeza de quem me passou….mais a pessoa nega que me passou não quis me mostrar na câmera que tem na loja dela..E agora depois de dois meses está falando que vai me processar..alegando que eu espalhei pra todo mundo..o que devo fazer?
Obrigada
CurtirCurtir
bom dia, fui acusada de falar mal de uma pessoa para outra,e nao cometi o fato na hora tinha duas testemunhas como posso entrer na justiça contra a pessoa que me acusou?
CurtirCurtir
Olá me chamo ariadne
Então a mais de um mês estou preocupada e com medo ,pois minha sogra e minhas duas cunhadas estão me ameaçando me matar me chingam muito a palavra mais simples foi a vagabunda a mais baixa as outras são piores elas esperam eu sair pra vir as tres pra cima de mim sei que errado mais de tanto medo estou andando com um canivete mais e só pra me proteger pois quem me conhece sabe da minha índole
O que posso fazer?
Me ajude
Vou ate um advogado ou vou direto a delegacia
Obs juram me matar só porque não quero deixar elas morar em minha casa pois não trabalham e vivem na casa dos outros são minha sogra e as duas filhas e 7criancas
Obrigada
CurtirCurtir
minha mulher recebeu um seguinte bilhetinho anônimo com a seguinte inscrição, “com um rabo destes você trabalha porque gosta” detalhe ele é militar estadual e foi no horário de almoço dela, o que fazer, isto é crime ou simplesmente difamação?
CurtirCurtir
Dois alunos meus menores de idade. Me mandaram mensagem e tb áudio. Me ofendendo. Cabe alguma responsabilidade? Melhor como proceder nesse caso?
CurtirCurtir
Doutor Bom Dia!
Trabalho em uma empresa metalúrgica a 4 meses sou recepcionista,ajudo em tudo no escritório de um dois meses pra cá não aguento mais !! tem um gerente amigo pessoal do meu chefe e um representante que trabalham a anos na empresa, eles se revesam entre eles pra me atacar sempre!! eles inventam fofocas ,falam mau, sempre inventa-o alguma calunia a meu respeito para o RH e vivo sendo chamada a atenção por coisas que não fiz,me sinto lesada e ameaçada a perder meu emprego,já falei que não faço o que estão falando mas o RH mas ele não quer saber e fui meio que ameaçada de ser demitida se isso continuasse a chegar no ouvido deste responsável do RH, a ultima fofoca que envolveram meu nome foi: que eu disse que sabia o salário de todos na empresa!! achei o fim do mundo isso pois eu não tenho acesso a folhas de pagamento e nada disso!! e mesmo que eu tivesse acesso jamais falaria pois sei que tudo é sigiloso e recepção vemos de tudo é cargo de confiança, estou sofrendo muito com isso pois preciso do emprego e muito!!
o que devo fazer nesse caso??? como devo proceder? pode me enviar uma copia da sua resposta no meu email por favor??
CurtirCurtir
Olá boa tarde.
Descobri que minha cunhada estava conversando de uma forma intima com um homem e falei para o meu irmão e ele a deixou.
desta forma ela disse que eu vou ter que provar que realmente ela meteu chifre nele, só tenho uma foto como print como prova, e a confirmação de que ela realmente estava tendo conversas compremetedoras com este homem.
O que ela pode fazer contra mim neste caso???
CurtirCurtir
Gostaria de saber se posso processar uma pessoa que me colocou em um grupo de Facebook só pra me ferrar armou com o primo dela pra mandar msg e eu de burra respondi aí essa guria contou no outro dia pra ex dele é ela foi no meu portão com uma tesoura e mesmo assim me ameaça e perdi meu casamento por isso o que posso fazer
CurtirCurtir
Olá
A atual mulher do pai do meu filho me enviou msgs de voz pelo wathsapp pelo celular dele pois eles tinham brigado e ela achou q ele estivesse na minha casa coisa q ñ procede Nessas msgs ela me ofende dizendo q ele só quer me usar e diz coisas pra me humilhar sendo q ñ tenho nenhum contato físico com ele
Contra o pai do meu filho já tenho uma ação por agressão física q todo mês ele tem q ir no fórum assinar Ele tem se comportado por isso visita nosso filho na minha casa já q ele tem um pouco mais de um ano
Posso entrar com algum tipo de ação contra ela e isso influenciará em algo na ação q já tenho contra ele?
CurtirCurtir
Aaaa…
Eu ñ respondi nada
CurtirCurtir
Nunca tive nenhum tipo de conversa com ela
CurtirCurtir
Dr wellington Saraiva.
Estou sendo acusado de ter me relacionado com a minha estudante no patio da escola na minha viatura, os alunos fizeram um baixo assinado para o departamento onde trabalho sobre o assunto, o chefe do departamento recebeu a carta e fez o seu inquerito e chegou a conclusao que eu me envolvi com a estudante , mesmo a estudante na sua declaraçao desmentiu a informaçao, mas ele diz que a informaçao e veridica, que nao precisava mas falar comigo, agora ele esta a me difamar a todos colegas sobre o assunto , que que faço Dr?
CurtirCurtir
wellington preciso de conselhos que por aqui não posso comentar, tem algum e-mail para esclarecer duvidas?
CurtirCurtir
Gostaria de saber se chamar alguém de “fascista”, tanto pessoalmente quanto na Internet, como tem sido habitual entre petistas e seus semelhantes nos últimos tempos, configura crimes de injúria e difamação. Obrigado.
CurtirCurtir
Preciso muito de uma orientação, a ex do pai da minha filha, vive falando mal de mim e principalmente colocando apelidos em minha menina que fez 2 anos ontem dia 02/05/2016. Me disseram que ela ficava chamando minha filha de bastardinha, esquisitinha, e hoje cedo quando fui ver numa foto que a tia dela à homenageava pelos 2 aninhos que estava fazendo, estava escrito ” EA NOJENTINHAAAAAAA HEHEHE”. Mas a não tinha foto no perfil, mas eu sei que é ela, porque o comentário vinha da rede social da loja que ela tinha com o pai da minha filha. Oque devo fazer ? Desde já, muito Obrigada!
CurtirCurtir
Meu nome é guilherme fiz uma brincadera com um amigo meu por um grupo do whatssp e meu professor achou q foi para ele e quer me processar por calunia oq devo fazer tentei falar com ele mais ele ñ quis escutar e eu sou de menor oq eu faço
CurtirCurtir
Uma colega de trabalho me chamou de sem caráter porqueestava de férias comorei um perfume e demorei a levar o dinheiro o para ela 12 dias o que posso fazer e disse que se eu não pagasse eu iria ver está tudo no watszapp
CurtirCurtir